Imagine a seguinte imagem: um dos aeroportos de Berlim já não está em funcionamento há muitos anos. Em função dessa falta de atividade, o local ficou lá, sem uso e sem ser ocupado com nenhuma outra função. Aí os habitantes da cidade, ao verem o lugar desocupado, resolveram aproveitar o (grande) espaço disponível para criar o que em alemão se chama Interkulturelle Gärten. Ou um Jardim Cultural, se preferir.
Nos meses de primavera/verão, o pessoal cria o seu próprio espaço, cultiva o seu prórpio jardim e plantam tudo aquilo que gostariam de ter em casa (e que muitas vezes não tem espaço suficiente). Além disso, cada um capricha na decoração do seu jardim e fazem com que o espaço também seja ideal para passar o dia conversando, encontrando amigos, praticando algum tipo de esporte… E não se preocupe se não conhecer ninguém que tiver um jardim: o parque é aberto a todas as pessoas.
Meu conselho para conhecer Berlim é simples: pedale em direção a Tempelhof e conheça um Jardim Cultural da cidade. Não é sempre que temos a oportunidade de mergulhar na cultura de um local de uma maneira tão simples, descontraída e original – principalmente quando se trata de uma capital tão turística e movimentada.
2 comentários sobre “Pedale em direção a Tempelhof”