Entre a história e a lenda

Há muito tempo eu me interessava pelo folclore da Romênia. A própria palavra “Transilvânia” já me causa um pouquinho de medo e curiosidade, e logo me faz pensar em castelos, vampiros e histórias de fantasmas e outras criaturas. E agora eu finalmente ia conhecer esses lugares de perto.

Casa na Transilvânia

Depois da tão sonhada passagem pela famosa estrada de Transfăgărășan, chegamos na cidade medieval de Brasov, com vestígios do império Austro-Húngaro, Saxões e do breve domínio Otomano; onde passamos o dia passeando por suas amplas ruas que só entram pedestres e logo visitamos a Igreja Negra (Biserica Neagra).

Na verdade, os meus olhos já estavam querendo as vistas de um tal castelo do século 14, o castelo de Bran. Com o telhado avermelhado e paredes claras, esse castelo cheio de torres salientes encontra-se do lado de um penhasco. O caminho que leva até ele, só ressalta ainda mais o motivo de ser este o castelo que inspirou Bram Stoker, em 1887, quando escreveu Drácula.
Dentro do castelo, é possível visitar a “Sala de Bram Stoker”, que conta como o livro de Stoker fez com que o castelo ficasse famoso e como o personagem fictício de Drácula foi inspirado na figura do Conde Vlad III Dracula, também conhecido por Vlad Tepes.

torre do castelo

O país surpreende pela hospitalidade dos seus cidadãos, pela comida deliciosa e com sabor de caseira, pela cultura que é tão bem preservada por pessoas de todas as idades. Romênia é colorida, grande, simples e diferente de muitos os outros países europeus. Foi a mistura muito interessante e curiosa entre passado, presente, histórias e lendas que me deixou com só uma vontade: a de voltar!

  • Como chegar: o aeroporto mais próximo é o de Bucareste, por isso as duas melhores opções seriam de carro ou de trem. As passagens de trem podem ser compradas diretamente na Estação Central de Bucareste (Gara de Nord).
  • Onde ficar: o Hotel Contele Vladimir tem uma localização ótima (ainda que um pouco difícil de achar), com uma vista linda para o castelo e um restaurante maravilhoso, que serve pratos típicos da região.
  • Para ler mais, acesse o site de turismo oficial do país aqui.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s