Há muito tempo eu me interessava pelo folclore da Romênia. A própria palavra “Transilvânia” já me causa um pouquinho de medo e curiosidade, e logo me faz pensar em castelos, vampiros e histórias de fantasmas e outras criaturas. E agora eu finalmente ia conhecer esses lugares de perto.
Depois da tão sonhada passagem pela famosa estrada de Transfăgărășan, chegamos na cidade medieval de Brasov, com vestígios do império Austro-Húngaro, Saxões e do breve domínio Otomano; onde passamos o dia passeando por suas amplas ruas que só entram pedestres e logo visitamos a Igreja Negra (Biserica Neagra).
Na verdade, os meus olhos já estavam querendo as vistas de um tal castelo do século 14, o castelo de Bran. Com o telhado avermelhado e paredes claras, esse castelo cheio de torres salientes encontra-se do lado de um penhasco. O caminho que leva até ele, só ressalta ainda mais o motivo de ser este o castelo que inspirou Bram Stoker, em 1887, quando escreveu Drácula.
Dentro do castelo, é possível visitar a “Sala de Bram Stoker”, que conta como o livro de Stoker fez com que o castelo ficasse famoso e como o personagem fictício de Drácula foi inspirado na figura do Conde Vlad III Dracula, também conhecido por Vlad Tepes.
O país surpreende pela hospitalidade dos seus cidadãos, pela comida deliciosa e com sabor de caseira, pela cultura que é tão bem preservada por pessoas de todas as idades. Romênia é colorida, grande, simples e diferente de muitos os outros países europeus. Foi a mistura muito interessante e curiosa entre passado, presente, histórias e lendas que me deixou com só uma vontade: a de voltar!
- Como chegar: o aeroporto mais próximo é o de Bucareste, por isso as duas melhores opções seriam de carro ou de trem. As passagens de trem podem ser compradas diretamente na Estação Central de Bucareste (Gara de Nord).
- Onde ficar: o Hotel Contele Vladimir tem uma localização ótima (ainda que um pouco difícil de achar), com uma vista linda para o castelo e um restaurante maravilhoso, que serve pratos típicos da região.
- Para ler mais, acesse o site de turismo oficial do país aqui.