Para ler e viajar: Os Sobreviventes – A tragédia dos Andes

*Atenção: este não é exatamente um livro para deixar a gente com vontade de viajar, como sugere o título do post. Mas vale a leitura! 🙂

Era verão e eu estava passando as férias na Espanha. Já no caminho do aeroporto no dia de voltar, desci do metrô numa rua bem movimentada de Madrid e vi um senhor que vendia livros usados na calçada. De longe avistei o título em espanhol: ¡Viven! – La tragedia de los Andes e fui ver o livro.  Páginas amareladas, edição do ano de 1976. 1 Euro. É meu.

Escrito pelo romancista inglês Piers Paul Read, o livro conta a história do trágico acidente que aconteceu em 1972 na Cordilheira dos Andes, envolvendo um time de rugby do Uruguai. Quem já conhece a história, sabe o que esperar do livro: um relato detalhado do acidente, da vida antes dele e de como foi possível sobreviver tanto tempo na neve sem comida, roupa ou alojamento. Para quem não conhece, é bom estar preparado para ler uma história fortíssima, mas que apesar do grande sofrimento e desespero, também mostra muita superação, coragem e força de vontade.

“Havia pouca chance de [o avião] ser encontrado, e menor chance ainda de algum dos quarenta e cinco passageiros ter sobrevivido ao desastre.”

O livro é narrado com uma grande quantidade de detalhes e com muita clareza e sinceridade, fazendo com que o leitor sinta imediatamente todas as emoções que são transmitidas.

Das 45 pessoas que estavam a bordo do avião que ia em direção ao Chile, apenas 16 conseguiram sobreviver e retornar às suas famílias, depois de 72 dias. Mas antes disso tornar-se possível, os 16 sobreviventes tiveram que enfrentar o frio insuportável, a fome que só aumentava, a morte de amigos e familiares, a notícia de que os resgates haviam sido cancelados e também o horror de ter que comer a carne dos mortos para sobreviver.

Livro 'Sobreviventes'

Os Sobreviventes – A tragédia dos Andes é, sem dúvidas, uma das histórias mais fortes e impressionantes que eu já li. Por outro lado, tanta determinação e luta pela vida nas condições mais caóticas e desumanas faz com que cada um repense certas atitudes tomadas diariamente e também o que é um verdadeiro ato de coragem, de força e de amor.

Anúncios

6 comentários sobre “Para ler e viajar: Os Sobreviventes – A tragédia dos Andes

  1. É…, li o livro, assisti a filmes que relatavam a história, vi todo o documentário no History Channel e o relato deles os sobreviventes que se uniram em um grupo para poderem ter forças e enfrentarem todo o preconceito que vieram a receber, todo sofrimento que tiveram de enfrentar e todas as lembranças que são difíceis de apagar.
    Como bem dito além do grande respeito que devemos ter por todos eles, devemos ter em mente a lição que eles nos passaram, “somos, e vivemos, a vida é tudo o que queremos”.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s