Para ler e viajar: On the road – Pé na estrada

“Com que me depararia na direção que não tomarei?”

Estados Unidos, década de 40, juventude e “Geração Beat”. O livro de Jack Kerouac é uma narrativa da viagem de Sal Paradise, o protagonista da história, que com pouco dinheiro e pouca bagagem saiu viajando pelos Estados Unidos com o objetivo de aventurar-se pelo país e escrever um livro. Durante o trajeto, Sal encontra e reencontra amigos que acabam fazendo parte da sua história, principalmente Dean Moriarty; que rouba a cena por ser jovem, inconsequente, livre e apaixonado pela vida. Dean inspira Sal e o contagia com a sua vontade interminável de estar sempre na estrada e vivendo intensamente, principalmente durante todo o período da viagem.

“On the road – Pé na estrada” é um livro singular e de grande importância, especialmente para a geração da época quando foi escrito. Com sua escrita intensa, envolvente e compulsiva (característica da “Geração Beat”), Jack Kerouac expressa as dificuldades e os desafios que podem ser encontrados ao cair na estrada em rumo em busca daquilo que sentimos que nos falta. Ao mesmo tempo em que acompanhamos a aventura de Sal, o livro também desperta uma vontade que faz parte da vida de muitas pessoas: a de sair viajando pelo mundo sem o apego pelas coisas materiais e frágeis. Finalmente, Jack Kerouac reforça a ideia de que muitas vezes o importante é a viagem e não o destino.

“Nossa bagagem maltratada fora empilhada na calçada novamente; nós tínhamos mais caminhos para percorrer. Mas não importa, a estrada é a vida.”

 

*foto: Google imagens

Anúncios

7 comentários sobre “Para ler e viajar: On the road – Pé na estrada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s