A curiosidade de cada um

Se você foi a Paris e não conheceu o Museu do Louvre por falta de tempo ou interesse e preferiu conhecer algo que lhe interessava mais, não se preocupe: não há nada de errado nisso.

Se você foi a Londres e programou o seu próprio roteiro de viagem, gostou de tudo o que conheceu mesmo que tenha fugido de alguns pontos turísticos e famosos, relaxe: conhecer um lugar assim é muito bom.

Se você sempre sonhou em conhecer a Itália, mas optou por um roteiro pelos vilarejos e não pelas cidades mais famosas, fique tranquilo: ninguém tem a obrigação de conhecer um determinado lugar só porque ele é famoso ou muito turístico.

Com tantas informações disponíveis e com tantas possibilidades que surgem a cada dia, facilitando a vida de quem gosta de viajar, está cada vez mais difícil “descobrir” um lugar do zero, sem antes ter lido, assistido ou ouvido falar algo sobre ele, o que consequentemente torna quase impossível não ser tendencioso na hora de viajar.

Se por um lado é bom ser bem informado e ter uma ideia do que conhecer em cada país, por outro lado eu pergunto: onde foi parar a curiosidade de cada um no meio de tantos “10-lugares-que-você-não-pode-deixar-de-ver e as-coisas-que-você-não-pode-deixar-de-fazer”?

Uma viagem pode se tornar exaustiva se ao chegar em determinado lugar, nos ocupamos apenas em folhear as páginas de um guia que já determinou aquilo que deveria nos interessar e que muitas vezes nem nos interessa. Se buscamos aquilo que realmente gostaríamos de ver, independentemente de ser comum ou não, nossa viagem será mais produtiva e enriquecedora.

Conhecer os lugares que são turísticos e famosos é bom, mas não é nenhuma obrigação caso você não tenha interesse e curiosidade por alguns deles. Não visitar um ponto de interesse popular e conhecido não faz com que você conheça menos um lugar e também não faz com que a sua viagem seja menos interessante. Já o contrário, deixar de buscar o que lhe interessa e desperta a sua curiosidade, faz com que você perca muito; não só do lugar mas também de si mesmo.

Anúncios

12 comentários sobre “A curiosidade de cada um

  1. Viajar é muito mais que conhecer todos os badalados pontos turísticos. Há a viagem gastronómica, há a viagem de conhecer o modo de vida das pessoas, e até mesmo vale uma visita a um supermercado ou feira.
    Os guias são interessantes qdo apresentam pequenos roteiros entre ruas, ao meu ver.
    Antes de viajar gosto de ver, de ler, o que outros blogs apresentam, como o seu. E Tb é o q tento fazer um pouco com o meu Miau do Leão.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s