Qualquer pessoa pode viajar

Aqui vai um diálogo frequente na minha vida:

“- Por onde você anda?
– Estou morando em Praga, na República Tcheca
– Nossa, que inveja. Como eu queria poder fazer isso também.”

Normalmente eu agradeço e sorrio. Mas no fundo, eu sei que a minha resposta deveria ser: Você pode.

Infelizmente ainda não encontrei uma maneira de dar essa resposta de um jeito que não soe tão pretensioso ou inconsequente, mas a verdade é que não há nada de especial ou diferente comigo que permita com que eu more em Praga (ou em qualquer lugar) e as outras pessoas não. A verdade é simples: se eu posso, você também pode. Tudo é uma questão de prioridade e qualquer pessoa pode priorizar o que quiser, inclusive as viagens. Acreditem: eu também tenho um trabalho normal, dias de férias limitadas, contas pra pagar e não sou dona de nenhuma herança. Por outro lado, eu sei que esses fatores não são nenhum obstáculo para mim por um simples, porém essencial motivo: eu REALMENTE quero viajar.

Presos nas nossas atividades diárias, trabalho, faculdade, cursos, família, vida social, compromissos; muitas vezes esquecemos de sonhar e não buscamos definir aquilo que realmente gostaríamos de fazer a cada dia, esquecemos que temos outras opções, outras possibilidades, outras escolhas possíveis. Nossas decisões são controladas pelo medo de falhar, medo da instabilidade, medo de não dar certo, medo de se arrepender, medo de não saber (ou poder) voltar. Mas calma. Todos já passamos por isso.

Como tudo na vida, nada mais é do que a capacidade de decidir. E depois da decisão tomada, é preciso trabalhar duro para que tudo seja possível, para que o sonho se torne realidade. Se você acha que tudo é sorte, eu posso garantir que não. Realizar um sonho não tem nada a ver com sorte, mas com preparação, foco, sacrifício e muito trabalho. Além de claro, querer muito. Querer de verdade.

"Aqueles que desejam cantar sempre encontram uma canção", já dizia esse provérbio sueco.
“Aqueles que desejam cantar sempre encontram uma canção”, já dizia esse provérbio sueco.

Não inveje a vida de quem faz o que você gostaria de fazer e não coloque desculpas ou limites para não fazer o que você quer. Não é preciso “ser especial”, nem ter tempo ou dinheiro ilimitados. Eu tenho certeza de que qualquer pessoa pode viajar – qualquer pessoa assim como eu e como você também.

Anúncios

22 comentários sobre “Qualquer pessoa pode viajar

  1. Adorei. Também tem o medo de gastar. Mas, como disse, TUDO é questão de prioridade. Como a única grande meta da minha vida é viajar, eu guardo dinheiro pra isso! =)

    Isadora, qual post eu deveria ler para entender o que você tá fazendo em Praga? Haha Como comecei a ler seu blog agora, não sei sobre a sua trajetória e com certeza deve ter post sobre isso, né?

    Beijo,
    Brenda
    http://sobrelivrosetraducoes.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  2. Humm…lá vou eu criar polémica na casa dos outros…:-)
    Gostei da frase: … dar a resposta de um jeito que não soe tão pretensioso ou inconsequente.
    Acho q uma coisa é planejar prioridades para uma vida fora do seu país- mãe. Caminho este q ao meu ver deve começar o mais cedo possível com o estudo sério de um idioma, e com investimento na formação, mas acontece por outros motivos Tb a mudança.
    Outra coisa é traçar prioridades no seu dia-a-dia para realizar as suas viagens de sonho.
    http://www.omiaudoleao.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

  3. Sempre pensei isso! Muitas pessoas chegam a falar que tive “sorte” de conseguir me mudar, sendo que ninguém viu de perto o quanto eu batalhei e pesquisei por conta própria até finalmente sair do país! Sempre tive como prioridade realizar esse sonho, e acho que qualquer pessoa com suficiente perseverança é capaz também 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s