Com vocês, Praga!

Eu não sabia para onde ir, mas eu sabia exatamente onde eu não queria ficar. Deve ser por isso que a pergunta que eu me fazia desde o início não era “Por que Praga?”, mas sim “Por que NÃO Praga?”. É isso. Às vezes, o fato de não ter um motivo contra, já é ter todos os motivos a favor.

E foi assim que, no início do ano de 2010, eu cheguei na República Tcheca – o motivo foi para estudar. Eu nunca tinha estado aqui antes e estava curiosa para conhecer uma nova cidade, um novo país, um novo idioma e mais: uma nova forma de vida. Mas onde eu pensei que só haveria espaço para aulas e trabalhos de faculdade, fui pega de surpresa e descobri que Praga era diferente. Praga não seria mais uma cidade com uma rotina normal. Praga é a cidade que me viu crescer e que cresceu junto comigo, que respeitou o meu tempo, que avançou comigo e que permitiu que eu parasse um pouco quando quis. Durante esses 5 anos que convivemos juntas, compartilhamos muitos dos nossos segredos, acompanhamos muitas mudanças que chegaram de repente, perdemos um pouquinho da nossa timidez e ficamos mais abertas ao mundo. Hoje, também já estamos mais adaptadas com as mudanças inevitáveis do tempo e já somos mais capazes de entender, aceitar ou mudar. Os invernos já não parecem tão rigorosos e o resto do mundo já não parece tão afastado.

O novo foi chegando cada vez mais e o que passou, está ficando cada vez mais na história. Bem como deveria ser. O crescimento tem dessas coisas, tem desse aprendizado de saber lembrar corretamente das coisas que passaram. Praga e eu crescemos juntas nesses anos e foi muito bonito crescer num lugar que abriga tantos dos meus sonhos. Só posso sentir muita gratidão por ter tido essa sorte e por estar neste lugar que, quando eu paro e olho, me olha de volta como se fosse um espelho. Se eu observo bem, é a mim mesma que eu acabo enxergando.

Sua beleza infinita ainda não cansou, o céu dourado no fim de tarde continua parecendo mágico, seus lindos “labirintos” com telhados laranjas já não são um enigma pra mim e as 7 declinações para cada palavra em tcheco, já não me assustam mais. Chamo Praga de casa e é para cá que eu me sinto feliz em voltar cada vez que estou longe.
“Praga não deixa a gente ir embora, esta velha tem garras”, já dizia Franz Kafka, que nasceu aqui. Ainda bem. Já sei que quando eu chego a um lugar e arrepio, é só a certeza me avisando de que eu estou exatamente onde deveria estar.


35 comentários sobre “Com vocês, Praga!

  1. Que deleite essa história, vontade suprema de conhecer Praga! República Tcheca é um dos lugares que quero conhecer depois de bisbilhotar bem o meu Brasil. Valeu as dicas. E que fotos espetaculares!!
    Forte abraço.^^
    #vousemmedo

    D.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Isadora, aqui é lindo, tens toda razão. Espero seguir todas as suas indicações, quero muito!! Terei este espaço guardado em meu coração, pra eu seguir seu roteiro quando Deus quiser. Um beijo grande, =D

    D.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Isadora, Praga tem aparecido tanto para mim. Seja através de revistas de viagem, seja em documentário na TV, em livros, comentários e fotos de quem viajou pra lá e agora você, surgindo com esse texto lindo de fazer a gente babar de vontade de estar aí também. Fora suas fotos que estão demais. Vou começar a guardar minhas moedinhas e me programar. Quer que essa paisagem faça parte também de minha vida e memórias.
    Bj

    Curtido por 1 pessoa

  4. Artigo-depoimento muito interessante. Uma percepção além do turismo comum.
    Você aproveitou a idade certa (suponho que era – e ainda é – bem jovem) para sair do Brasil e conhecer o mundo.
    É legal fazer isso quando se é jovem; pode-se sempre retornar com mais facilidade, seja qual for o motivo. Com o passar dos anos fica mais difícil ir e também voltar.
    Parabéns pelos textos! E continue viajando!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Estivemos,Inês e eu, nesse ano de 2010 na República Tcheca, dividindo os dias entre Praga, maior parte deles, Cesk Krumlov e Kutná Hora. Dizer o quê mais depois do teu texto? Vontade imensa de retornar, estimulados ainda mais pela palavra e imagens do post. meu abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Nossa, tenho lido muito sobre Praga e cada vez me apaixono mais, todos que vão sempre falam muito bem sobre! Seu texto ficou muito bonito mesmo e admiro sua coragem de ir para um lugar tão diferente, mais ainda por ter um língua tão distinta e difícil!
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Dobrý Den!
    Isadora, você vive um sonho meu, minha real vontade e planos é morar em Praga depois que eu terminar a faculdade, “vi” praga pela primeira vez numa revista em 2012, e desde então sou apaixonado por Praga, leio sempre tudo a respeito, até tentei aprender tcheco, que talvez vai ser meu maior desafio, e vendo seus texto sobre a cidade, me faz sentir que já estou vivendo tudo isso!
    Muito Obrigado, por dividir suas experiencias!
    ^chau!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário