Os gnomos de Wroclaw

Sei tão pouco que não posso falar muito ou até mesmo nada sobre Wroclaw. Posso dizer, por exemplo, que a pronúncia correta do nome desta cidade é algo como Vrotslaf, disse um amigo polaco. Também posso contar que, apesar de ser uma cidade relativamente pequena, há uma praça central bem bonita e com casas bem coloridas.

Mas voltando aos gnomos… talvez você tropece em um deles enquanto caminha pela cidade. Talvez você se sente em um banco e note que há algo do seu lado te observando. Quando encontrar o primeiro gnomo, talvez lhe pareça curioso, mas conforme você caminha, vai perceber que há muitos. Dezenas de gnomos. Normal: já são mais de 160 gnomos espalhados pela cidade e parece que a cada ano eles adicionam aproximadamente 30 novas esculturas espalhadas por Wroclaw.

Eles realmente são uma graça – e depois de encontrar o primeiro, é normal ficar muito curioso e querer encontrar todos. Cada um tem a sua própria ação e personalidade, e também uma razão de estar lá. E essa razão vai muito além de ser apenas uma atração turística.

O primeiro gnomo foi colocado em Wroclaw ainda nos anos 80 por um grupo conhecido como Orange Alternative, que usava a imagem dos gnomos como um protesto pacífico contra o regime comunista. Este grupo andava vestido como eles e saía pelas ruas pintando gnomos por cima das propagandas do governo da época. Os gnomos que podem ser vistos hoje em dia, são do artista Tomasz Moczek, e estão espalhados pela cidade desde o ano de 2005. Hoje em dia, até as lojas e empresas patrocinam o artista, que a cada ano aumenta a coleção destas pequenas estátuas tão curiosas. No fim, acho que é por isso que sei tão pouco sobre Wroclaw. Foi só o tempo de encontrar o primeiro gnomo e eu não tirei mais os olhos do chão, queria ver todos.

Em busca dos gnomos:

Não há perigo de você não encontrar um deles por lá. Por via das dúvidas, observe bastante por onde anda (e cuidado para não tropeçar). Para os mais curiosos, há um “mapa de gnomos” disponível no centro de informação turística de Wroclaw. E aqui neste site, há um pouco mais de informação sobre eles.

Como chegar em Wroclaw:

Há opções para chegar de avião (tem aeroporto na cidade), trem ou ônibus. Por não ser muito grande, a cidade é uma boa opção para passar o dia ou para servir de parada no caminho de uma viagem mais longa. Você pode conferir o site do aeroporto aqui e o site da estação de trens aqui.

Onde ficar em Wroclaw:

A boa notícia é que há várias opções de acomodação bem acessíveis e bem localizadas em Wroclaw. Se você ficar hospedado perto do centro, vai poder fazer tudo a pé. Veja as opções aqui.

p.s. Pretendo voltar em breve para conhecer os novos gnomos. Se isso acontecer, prometo colocar as fotos aqui! :}


9 comentários sobre “Os gnomos de Wroclaw

Deixe um comentário