Para ler e viajar: A volta ao mundo em 80 dias

Gente, acabei de voltar de uma viagem de volta ao mundo! Bom, é claro que isso não é verdade (infelizmente), mas é essa a impressão que eu tive quando terminei de ler o livro de Julio Verne, A volta ao mundo em 80 dias.

O livro conta a história de uma aposta feita entre o senhor Phileas Fogg, um homem discreto e de poucas palavras, e seus amigos do Reform Club de Londres. A aposta era de que o senhor Fogg daria a volta ao mundo em 80 dias, coisa que parecia impossível na época, ou então teria que pagar toda a sua fortuna aos seus companheiros do clube. Como Phileas Fogg acreditava ser possível, aceitou o desafio e partiu no mesmo dia junto com o seu criado, o francês Passepartout.

Durante o caminho, Fogg anotava detalhadamente todo o tempo que ganhava ou perdia entre as viagens de um lugar a outro. Por conta da sua organização, ele já estava preparado para os imprevistos e atrasos que poderiam surgir no caminho, e por isso planejada cuidadosamente cada viagem de trem ou navio para que estes atrasos não atrapalhassem o seu objetivo. Phileas Fogg e seu criado passaram por boas provas de aventura, bravura e paciência ao longo da viagem.

Os personagens são muito carismáticos e as referências da época e dos lugares por onde passaram são muito ricas em detalhes. Phileas Fogg e Passepartout viveram aventuras incríveis, engraçadas e até inusitadas durante estes oitenta dias. No final do livro, Julio Verne nos aguarda com uma surpresa (que eu não vou contar aqui) e faz com que o desfecho do livro seja emocionante não só para os personagens, mas também para o leitor. Dar uma volta ao mundo em algumas páginas é genial, e graças a Julio Verne fui capaz disso em menos de oitenta dias.

Anúncios

10 comentários sobre “Para ler e viajar: A volta ao mundo em 80 dias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s