Sites que mudam e reinventam nossa maneira de viajar

Dormir na casa de alguém desconhecido, acampar no jardim, participar de um workshop de culinária, alugar um barco, ser convidado para uma refeição na casa de um local… são muitas as propostas oferecidas hoje em dia para que as nossas viagens sejam mais originais, mais baratas ou até mais ricas em experiências locais. Por isso, fiz uma seleção de alguns sites que eu considero que oferecem opções interessantes na hora de diversificar uma viagem.

1. Couchsurfing.com


Como Funciona: Couchsurfing é uma plataforma bem conhecida que existe há muitos anos. Você faz um cadastro no site e pode tanto receber pessoas na sua casa como também se hospedar na casa de outras pessoas enquanto viaja (há também a opção de apenas encontrar com alguém para conhecer a cidade, visitar algum lugar…). Em qualquer caso, a acomodação é gratuita e é tudo feito através do site, entre você e a pessoa que você vai receber/ irá lhe receber. É possível ver que tipo de acomodação está disponível (se é um quarto compartilhado, cama, sofá…), os interesses das pessoas e também depoimentos de experiências anteriores. A proposta desta plataforma é de conhecer pessoas novas, redescobrir a própria cidade, fazer amigos, ter a oportunidade de viver uma experiência local e também viabilizar uma viagem para quem está sem dinheiro, afinal, com Couchsurfing, a acomodação é gratuita. (Para informação: apesar de já ter ouvido sobre algumas poucas experiências negativas, as que eu tive foram muito boas e positivas. O site prioriza a segurança dos usuários, por isso no caso de qualquer problema, é possível reportar e eles sempre buscam uma forma de resolver).

2. Airbnb.com

Como funciona: Airbnb propõe diferentes opções de acomodação pelo mundo inteiro no modelo P2P e funciona como intermediário entre os proprietários de casas ou apartamentos e os viajantes. Há a possibilidade de alugar a casa / apartamento inteiro ou apenas um quarto em alguns casos. A vantagem é que, muitas vezes, sai mais em conta do que reservar um quarto de hotel. Além do mais, quando a viagem é por um período mais longo, pode ser mais confortável e conveniente alugar um apartamento e ter mais espaço e liberdade. No site, o aluguel das propriedades é feito diretamente com o proprietário e são eles que entregam a chave e lhe recebem na chegada.

3. Campinmygarden.com

Como funciona: Como o próprio nome diz, o site oferece opções de acomodação no jardim de alguém. É uma plataforma nova, que surgiu em 2011, mas desde então cresceu muito e já oferece “vários jardins” em vários países do mundo. Além disso, alguns já oferecem até uma cabana com chuveiro, comida e eletricidade.

4. rvshare.com

Como funciona: a plataforma RVshare busca disponibilizar caravanas, trailers e motorhomes diretamente do proprietário para serem alugadas quando não estão em uso. É possível escolher o tipo de caravana, tamanho, preço desejado por dia e é claro, o lugar onde deseja iniciar e terminar a viagem. Por não ser uma empresa, normalmente os valores são mais baixos. No momento, a plataforma funciona apenas nos Estados Unidos, mas em breve também estará disponível no Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

5. boatbound.co

Como funciona: o boatbound.co funciona como uma ferramente de aluguel de barcos – com ou sem capitão – para um passeio, um dia inteiro ou por algum outro período de tempo. No momento, o site também funciona apenas nos Estados Unidos, mas ainda este ano tem planos de oferecer barcos em diversos países.

6. trustedhousesitters.com

Como funciona: Para quem quer viajar e ama animais, esta é uma opção perfeita. Housesitting é uma oportunidade de você cuidar dos animais de estimação enquanto os seus donos viajam, e em troca você ganha acomodação gratuita. Esse site é bem popular na Nova Zelândia, mas já cresceu muito e recentemente oferece opções em diversos países pelo mundo.

7. Plateculture

Como funciona: eu conheci o Plate Culture enquanto pesquisava informações para a minha viagem pela Ásia no ano passado. A plataforma atualmente existe apenas em alguns países asiáticos, mas está crescendo rápido e em breve acredito que estará disponível no mundo todo. A ideia é fazer parte da refeição de algum local. Você paga pela sua refeição e tem a oportunidade de sentar-se a mesa com uma família e comer a comida típica do país onde está. Há várias opções de refeições, com menus e preços variados. Além disso, também é possível participar de workshops culinários na casa de alguém e aprender a cozinha a comida típica do local.

8. eatwith.com

Como funciona: esta plataforma oferece refeições (assim como o Plateculture), mas com a diferença de que você reserva um jantar privado com algum chef (ou alguém que cozinhe muito bem) ou então reserva uma cadeira na mesa de um jantar compartilhado. O site é bem grande e já está disponível em 150 países, oferecendo diversas opções de refeições com os mais variados preços e cardápios.

9. bookalokal.com

Como funciona: Bookalokal também é uma plataforma do setor culinário, mas oferece, além de refeições, cursos e aulas de culinária. Além disso, as refeições normalmente acontecem em algum local como restaurantes, cafés, clubes… O serviço já está disponível em 46 países.

10. spinlister.com

Como funciona: o spinlister é uma plataforma genial para o aluguel de bicicletas, pranchas de surf e equipamento de ski. Apesar de que algumas cidades já tenham bicicletas para alugar ou emprestar, com o esse site você tem mais flexibilidade (e não precisa devolver a bike depois de algumas horas e alugar de novo no dia seguinte, por exemplo). Além disso, para quem quer surfar ou esquiar, esse site também ajuda muito. O modelo é parecido com o Airbnb, já que você aluga o equipamento direto do proprietário. A plataforma já está disponível em 50 países.

11. vayable.com

Como funciona: o vayable é um site que oferece a possibilidade de “comprar ou vender” experiências que normalmente não são oferecidas nos guias turísticos. Ou seja, você pode fazer um passeio pelas ruas mais alternativas de uma cidade, um tour fotográfico, um tour pelos mercados e comida de rua… Há diversas experiências disponíveis e muitas delas são bem interessantes. Atualmente o site conta com opções em aproximadamente 900 cidades pelo mundo todo.

12. wwoof.net

Como funciona: assim como o Couchsurfing, o wwoof também é uma plataforma mais antiga e bem conhecida. A ideia é de oferecer comida e acomodação gratuita em troca de trabalho em fazendas orgânicas pelo mundo inteiro. Normalmente as atividades que você deve exercer serão as mesmas das pessoas que trabalham no local, e é uma ótima oportunidade de aprender coisas novas, conhecer pessoas e também de viajar sem gastar muito.

13. blablacar

Como funciona: o blablacar é como se fosse um site de caronas – se você vai viajar de carro para algum lugar e tem espaço sobrando no carro, pode oferecer esse espaço no site, e ainda dividir o preço do combustível. Se você quer viajar para algum lugar, pode buscar carona nesse site. Normalmente os motoristas especificam quanto espaço tem disponível para as bagagens também. É uma ótima opção para quem tem flexibilidade de horários e quer economizar no transporte, que assim o preço normalmente sai mais barato do que pagar uma passagem de trem ou de ônibus. (Para informação: eu ainda não usei essa plataforma, mas tenho uma amiga de Berlim que vem me visitar várias vezes por ano e SEMPRE vem de “carona” com alguém… e isso desde 2010!)

Quem já conhecia esses sites? Alguém já teve a oportunidade de usar esses serviços antes? Me contem!


20 comentários sobre “Sites que mudam e reinventam nossa maneira de viajar

  1. Não, ainda não usei nenhum deles, mas até já deu mais ânimo de pensar em uma nova viagem. Acho que o que desestimula, principalmente homens chatos como eu, é ter que pagar uma pequena fortuna, ficar restrito em algum cronograma sem surpresas (aeroporto, hotel, 2 ou 3 destinos em ônibus, etc e etc.).

    Já guardei o link. Boas dicas! 😉

    Curtido por 1 pessoa

  2. Republicou isso em vale maise comentado:
    Vai viajar e quer experimentar um jeito diferente de conhecer outras culturas e outras comidas? Hoje vale mais traz uma seleção de sites que te ajudam a chegar a outros países de um jeito diferente. A seleção é de Isadora. do blog “Vai Sem Medo”. Talentosa, Isadora mora em Praga, na República Tcheca _de onde ela manda muito bem no seu blog.

    Quer aprender culinária com um chef europeu? Trocar a cama do hotel pela grama de um jardim? Ou ainda cuidar dos cachorros de alguém em troca de hospedagem gratuita?

    Isadora lista os sites e as características de cada um deles. Beleza?

    Curtido por 1 pessoa

  3. Não conhecia nenhum e não sabia muito sobre isso, li tudo e achei mara. Obrigada pelo post, é sempre bom aprender coisas nos blogs que acompanho. Estou te seguindo, dá uma olhada no meu blog, você vai se inspirar também! Beijos! caeentrenos.wordpress.com ❤ ❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário