As bibliotecas de Praga

Praga nunca decepciona quando o assunto é cultura, história e… leitura. Eu já falei em outro post (aqui) que os tchecos são grandes leitores e é muito difícil encontrar alguém no trem, metrô ou ônibus que não esteja lendo. Também não é para pouco: a cidade tem bibliotecas lindas e super acessíveis a todos (com exceção de uma que é um ponto turístico). Foi pensando nisso que eu resolvi mostrar aqui no blog 4 bibliotecas muito especiais dessa cidade.

1. Městská knihovna v Praze

Essa é a Biblioteca Municipal de Praga e fica localizada no centro histórico da cidade. É um local bastante frequentado pelos tchecos e a maioria dos livros são em tcheco. Na entrada há uma obra de arte que pode ser visitada gratuitamente por qualquer pessoa. O nome é “Idiom”, de Matej Kren. Para chegar, a estação de metrô mais próxima é Staroměstská (linha verde – A).

 

“Idiom”, de Matej Kren

2. Národní technická knihovna

A Biblioteca Técnica Nacional de Praga é a maior biblioteca de livros técnicos da República Tcheca e está localizada em Praga 6, perto do campus de engenharia e tecnologia. O prédio da biblioteca é super moderno e muito bonito. Para quem tiver interesse em conhecer, é possível entrar gratuitamente com um ticket de visita. A estação de metrô mais perto é Dejvická (linha verde – A).

Os desenhos do interior do prédio foram feitos pelo artista romeno Dan Perjovschi, que hoje é uma instalação permamente do artista.
Os desenhos do interior do prédio foram feitos pelo artista romeno Dan Perjovschi, e hoje é uma instalação permanente do artista.

3. Strahovský klášter

A biblioteca do Monastério de Strahov é impressionante e vale muito a visita. São duas salas ligadas por corredores: a Sala de Teologia e a Sala de Filosofia. Por ser um lugar turístico, é preciso comprar ingresso pra entrar (na última vez que fui paguei 100 coroas tchecas, aproximadamente 12 reais) e é preciso pagar uma taxa adicional para tirar fotos. Vou deixar que as fotos mostrem mais o lugar:

A sala de teologia
A sala de teologia
A sala de filosofia
A sala de filosofia

4. “Mini biblioteca” em Dejvická

Bom, essa última biblioteca é bem diferente de tudo o que eu já tinha visto antes: na verdade é tipo um armário de vidro que fica no meio da rua e funciona como uma espécie de biblioteca. Qualquer pessoa pode pegar os livros dali (que é aberto) e depois é só devolver, sem precisar registrar nada. A da foto eu vi em Dejvická, em Praga 6.


14 comentários sobre “As bibliotecas de Praga

  1. Adoro livros, bibliotecas… Pensava que já tinha visto de tudo, mas estas são fantásticas!
    Não conheço todo o meu Brasil, mas o pouco que conheço precisa acordar para uma realidade aproximada. A educação é a riqueza de um povo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário