Viajando sozinha (o): dicas de segurança

Está cada vez mais comum de encontrar pessoas que viajam sozinhas por todas as partes do mundo, seja por preferência ou até mesmo por falta de companhia, afinal é bem difícil achar alguém disposto a aceitar aquele seu
plano aventureiro… Eu já viajo sozinha há alguns (muitos) anos e gosto muito. Confesso que já parece estranho quando alguém tem vontade de ir junto comigo, mas no final, viajar é sempre bom. Para quem tem vontade mas também tem medo de sair sozinha (o) por aí, deixo aqui algumas dicas de segurança que eu costumo seguir quando viajo. Na verdade eu acredito que essas dicas servem também para quem viaja acompanhado, mas para quem vai sozinha (o), eu diria que elas são essenciais. É claro que ninguém está livre de que algo ruim aconteça em qualquer parte do mundo, mas se pudermos fazer algo para minimizar ou até mesmo evitar os riscos, tudo pode ser mais tranquilo. A boa notícia é que não precisa ser paranoico – basta apenas tomar cuidados básicos, como os da lista abaixo:

1. Bom senso: Usar o bom senso nunca é demais. Em todos os momentos da vida.

2. Faça uma pesquisa e informe-se bem sobre o seu destino antes de viajar. Informação é tudo e hoje em dia, não há desculpas por não saber algo com antecedência. Pesquise sobre a situação atual do país, leia textos e blogs de quem já foi, procure alguma página oficial com informações úteis e que possam ser relevantes para a sua viagem.

3. Informe-se sobre as regras e normais locais, principalmente as regras culturais. Muitos países possuem regras e costumes bem diferentes dos nossos, muitas coisas que nem podíamos imaginar. Em Singapura, por exemplo, é proibido mascar chiclete em qualquer lugar e beber água dentro do metrô. Em muitos países, há palavras ou gestos considerados ofensivos pela cultura local. Informe-se antes de viajar e evite problemas ou desentendimentos.

4. Guarde os números de emergência dos países que você vai visitar. Seja no celular ou em algum bloco de anotações, é importante ter em mãos números de emergência como da polícia, ambulância e também da Embaixada.

5. Guarde cópias dos seus documentos. Digitalize seus documentos e guarde no seu e-mail, Dropbox ou algo assim. Espero que nunca seja preciso, mas caso alguma coisa aconteça, você terá acesso pelo menos ao número do seu passaporte.

6. Deixe sempre alguém informado sobre os seus planos de viagem. Depois de ter tudo reservado (ou planejado), envie o plano completo para alguém – incluindo números de voos, horários, nome dos locais onde você ficará hospedada (o) e mantenha contato durante a viagem se possível.

7. Preste atenção e observe. Se não há mais ninguém andando na rua a noite onde você está, pode ser um sinal de que você também não deveria estar. Observar como os os locais agem é um bom sinal do que é comum ou não em determinado lugar.

8. Menos é mais. Levar menos bagagem só oferece benefícios na sua viagem e um deles é ajudar com que você tenha mais controle das suas coisas. Evite também levar objetos de valor que não sejam necessários.

A minha mochila viajante andando de tuk tuk no Camboja :)
A minha mochila viajante andando de tuk tuk no Camboja 🙂

9. Evite dormir em locais públicos (aeroportos, estações de trem ou rodoviárias). Caso isso seja necessário, tenha cuidado e dê preferência para dormir perto de câmeras de vigilância.

10. Mostre-se confidente, pelo menos até chegar onde precisa. E confie sempre naquela velha intuição que quando nos diz que algo parece estar errado, é porque talvez esteja mesmo.


9 comentários sobre “Viajando sozinha (o): dicas de segurança

Deixe um comentário