As tradições de Natal na República Tcheca

Quando chega a época de Natal na República Tcheca é interessante ver o quanto os tchecos seguem e gostam tanto das tradições natalinas, ainda que grande parte da população do país não siga nenhuma religião específica.

As cidades ficam bem decoradas com enfeites e árvores de Natal e com muitas luzes por todos os lados, uma bela atração aos olhos de quem visita ou mora aqui. Durante esta época, os tchecos possuem várias tradições e datas que são celebradas por todas as pessoas de todas as idades, independente das crenças de cada um. Aqui, a tradicional ceia de Natal também é comemorada em família na noite de 24 de dezembro, mas as tradições do Natal pelo país começam bem antes dessa data.

Nos primeiros dias de dezembro começam as feiras de Natal que além de bonitas também são tradicionais e acontecem em várias cidades da República Tcheca. Em Praga há várias destas feiras espalhadas pelas diferentes partes e áreas da cidade, apesar das decorações e disposições das bancas serem diferente a cada ano o objetivo é sempre o mesmo: vender comidas e bebidas típicas do Natal; objetos de decoração; apresentações de shows com motivos natalinos. Além disso, em muitas feiras também é possível comprar árvores de Natal (que geralmente são árvores naturais) e a carpa, o peixe que é tipicamente servido nas ceias de Natal. As feiras de Natal geralmente ficam abertas todos os dias até os primeiros dias de janeiro.

A feira de Natal na praça da Cidade Velha de Praga
Langos: massa frita com molho de alho, molho de tomate e queijo, vendido nas feiras de Natal.

No dia 5 dezembro acontece outra comemoração que também é muito tradicional entre os tchecos e esperada por todos, principalmente pelas crianças daqui: o dia de São Nicolas. Neste dia as ruas ficam cheias de pessoas fantasiadas de São Nicolas, anjos ou demônios. A intenção deste trio de figuras é de conversar com as crianças, presentear as que se comportaram bem durante o ano e “punir” as que não se comportaram tão bem. As crianças que tiveram um bom comportamento ganham doces e chocolates, enquanto as outras ganham batatas ou carvão e muitas vezes precisam cantar uma música ou recitar um poema para convencer São Nicolas do seu comportamento.

É também muito comum que os pais contratem estas figuras para irem até as suas casas para conversarem com as crianças e presenteá-las, ou não. Dizem ser uma maneira eficiente para que as crianças se comportem melhor. Verdade ou não, o legal mesmo é ver todo mundo envolvido nessa celebração e ver as crianças curiosas para saber o que vão ganhar e se vão precisar cantar ou recitar um poema para a figura de São Nicolas.

São Nicolas, o anjo e o demônio.

Por último, no dia 24 de dezembro, acontece a tradicional ceia de Natal. A ceia começa aproximadamente às 17 horas e o primeiro prato servido é uma sopa de peixe e depois é servida a carpa frita com salada de batatas e por fim, os biscoitos de Natal que são normalmente feitos em casa.

A carpa é o prato mais tradicional do Natal na República Tcheca e este peixe é consumido apenas nessa data. Ele é vendido na rua e normalmente é comprado vivo. Muitos tchecos o mantém vivo dentro da banheira da própria casa até o dia de ser preparado para a ceia, um costume muito curioso para quem não mora aqui e não espera ver um peixe vivo nadando na banheira de casa.

Para os que não tem banheira ou não seguem este “ritual” é possível comprar o peixe já limpo e cortado. Depois do jantar, toda a família se reúne em volta da árvore de Natal para receber e abrir os vários presentes, que são entregues todos os anos por todos os membros da família. Outro costume é assistir contos de fadas tchecos, que no dia 24 de dezembro são parte da programação da televisão.

A carpa (peixe tradIcional) pronta para ser vendida pelas ruas de Praga.

O Natal na República Tcheca é com certeza uma excelente oportunidade de conhecer muitos aspectos da cultura do país, que nesta época do ano não são apenas bonitos mas também surpreendentes para quem mora aqui. Para quem for visitar o país no mês de dezembro, não deixe de conhecer alguma feira de Natal, principalmente a que fica na praça da Cidade Velha em Praga.

Esse texto foi originalmente publicado no blog Brasileiras pelo Mundo.

Anúncios

5 comentários sobre “As tradições de Natal na República Tcheca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s