6 vistas inesquecíveis de Praga

Ter uma vista panorâmica de uma cidade é sempre interessante e é uma das coisas que eu mais gosto de fazer quando visito um lugar novo. Além de ter uma visão melhor da cidade e dos lugares que visitei (ou irei visitar), também gosto da possibilidade de ver tudo de cima e de um ângulo bem diferente do que normalmente se tem. Por sorte, Praga tem inúmeros lugares onde podemos ir para observar a cidade, com todas as suas pontes, torres e telhados avermelhados. Alguns são parques, outros são torres onde se pode subir e ter uma vista privilegiada da cidade. Aqui vai uma lista dos meus favoritos (em ordem aleatória):

Fortaleza de Vyšehrad

Provavelmente um dos meus lugares favoritos em Praga, o parque de Vyšehrad fica numa parte mais alta da cidade e um pouco mais afastado do centro histórico. O ruim disso é que talvez não dê tempo de ir até o parque caso você tenha poucos dias em Praga. O lado bom é que ainda é um local com pouco fluxo de turistas e as vistas são incríveis. Dá para passar o dia por lá visitando a igreja, o cemitério e o parque inteiro que é enorme e oferece vistas de vários lados de Praga.

Diz a lenda que foi aqui que começou Praga e que na época em que a cidade ainda não existia, a Princesa Libuse que morava na fortaleza, profetizava que via uma cidade “cuja fama alcançaria as estrelas”. Acertou. Aqui estão as vistas para comprovar:

De um dos lados do parque, vemos o rio Moldava e o Castelo de Praga ao fundo.
De um dos lados do parque, vemos o rio Moldava e o Castelo de Praga ao fundo.
Do outro lado, vemos grande parte da cidade.

Como chegar: Linha C do metrô, parada Vyšehrad ou o bonde até a parada “Výtoň” ou “Podolská vodárna”.

Torre do relógio

Um dos lugares mais famosos e turísticos de Praga é também um bom lugar para quem quer ter uma vista panorâmica da cidade. É necessário comprar um ingresso e enfrentar fila nos dias mais cheios, mas vale a pena: as vistas do centro histórico são muito especiais e Praga fica parecendo ainda mais como uma cidade que saiu de um livro de conto de fadas.

O alto da torre do Relógio Astronômico
O alto da torre do Relógio Astronômico
Uma das vistas lá de cima - a minha favorita.
Uma das vistas lá de cima – a minha favorita.

Como chegar: Linha A do metrô, estação Staromestská. A torre do relógio está aberta todos os dias de 09:00 – 22:00.
Post explicando mais sobre o relógio astronômico de Praga aqui.

O Castelo de Praga

Outro lugar muito turístico e de grande importância em Praga e na República Tcheca é o Castelo de Praga. É um ícone e compõe a paisagem da cidade com muita beleza. De lá, há vários pontos de onde podemos ter vistas lindas de Praga: desde os jardins até a entrada principal do Castelo. O complexo fica aberto o ano inteiro e é gratuito (a entrada só é paga no interior do Castelo), já os jardins só abrem nos meses de verão. Em qualquer estação do ano, a paisagem que vemos é sempre interessante.

Praga vista no início da primavera…
E no meio do inverno!

Como chegar: metrô linha A, estação Hradcanská, ou então o bonde 22 até a parada Pražský hrad.

Vítkov

Vítkov é um parque e memorial nacional. É lá que está exposta a estátua Jan Žižka, um personagem importante na história da República Tcheca e algumas salas de museus de história. De longe, o local não parece muito atraente, mas permite conhecer uma área pouco explorada pelo turismo e vistas assim:

Como chegar: metrô linhas B ou C, estação Florenc.


Malostranská mostecká věž

Em uma das pontas da Ponte de Carlos, está a Malostranská mostecká věž – ou a torre de Malostranská (nome de um dos bairros da cidade). É possível subir nas duas torres da ponte, mas essa é a que tem a vista que eu mais gostei. A entrada é paga e é necessário subir vários andares de escada para chegar ao topo, mas a vista vale a pena, ainda mais se a luz do dia estiver assim:

A foto não foi editada e a Ponte de Carlos não é em linha reta 🙂

Como chegar: metrô linha A, estação Staromestská ou Malostranská.

Parque de Letná

 Um parque grande, lindo e localizado perto do Castelo de Praga. Daqui, as vistas são bem diferentes dos outros lugares: dá para ver (quase) todas as pontes de Praga. No verão, há vários eventos por lá e também é um lugar bem popular para assistir a queima de fogos de artifício no ano novo.

O rio Moldava e suas várias pontes

Como chegar: metrô linha A, estação Hradcanská.

Todos os lugares mencionados são de fácil acesso caminhando ou utilizando o transporte público. A passagem custa 24 coroas tchecas (aprox. 3.90 reais), válida para um trajeto de 30 minutos. Para quem quer utilizar o transporte mais de uma vez, sai mais em conta comprar o passe de 24 horas, que custa 110 coroas tchecas (aprox. 18 reais) ou o passe de 72 horas, que custa 310 coroas tchecas (aprox. 51 reais). Mais informações sobre o transporte público em Praga aqui.

Anúncios

9 comentários sobre “6 vistas inesquecíveis de Praga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s