Estudando em Praga

Eu vim a Praga para estudar e assim como eu, conheço muitas pessoas que também saíram do Brasil com este mesmo objetivo, seja para fazer uma faculdade, um ano de intercâmbio, um curso de alguns meses ou para aprender um idioma diferente do português. Sendo o estudo um dos principais motivos de viagens e mudanças de país, hoje eu vou falar e explicar sobre como é estudar em uma universidade em Praga.

O sistema de educação na República Tcheca é dividido entre público e privado, e assim é desde a educação infantil básica até a universidade. Além disso, os processos seletivos e critérios do estudo universitário por aqui também são similares aos de outros países.

O processo seletivo

Para estudar em uma universidade na República Tcheca, é preciso realizar uma prova de seleção que normalmente é escrita e/ou oral. Cada curso ou faculdade tem sua própria prova e em muitos casos, além da prova, também é realizada uma entrevista e avaliação de currículo escolar e profissional do aluno. Por isso o nível de dificuldade do processo de seleção varia conforme o curso escolhido. Em algumas universidades (normalmente as públicas), o processo seletivo acontece apenas uma vez ao ano, enquanto em outras (normalmente as privadas), é possível inscrever-se até três vezes ao ano, dependendo de quando o semestre ou trimestre tenha início.

Educação pública x Educação privada

Na hora de escolher uma universidade é preciso levar em consideração muitos aspectos, entre eles a questão financeira. Vale a pena pagar por uma universidade privada em um país onde as universidades públicas oferecem um ensino de alta qualidade? Depende do que você precisa e busca. Hoje em dia, a República Tcheca abriga ótimas universidades, tanto públicas como privadas, que estão espalhadas pelo país (principalmente em Praga), por isso, a decisão deve ser sempre baseada nos cursos e possibilidades oferecidas.

Com o número crescente de estudantes estrangeiros no país, nos últimos anos as universidades estrangeiras privadas que se instalaram por aqui tornaram-se muito populares, pois oferecem a maioria dos cursos em inglês, enquanto a maioria dos cursos nas universidades tchecas são apenas em tcheco.

Tempo de estudo

Os três níveis de estudo superior na República Tcheca são: Bacharelado (bakalář), Mestrado (magistr) e Doutorado (doktor). Os cursos de bacharelado têm duração de três a quatro anos, os mestrados de um a três anos e os cursos de doutorado duram de três a oito anos. Em alguns cursos e faculdades, os estudos são oferecidos em tempo integral ou parcial, dependendo da necessidade do aluno em conciliar os estudos com um trabalho ou alguma outra atividade. Além disso, em muitos cursos é obrigatório realizar um estágio na área por pelo menos um semestre ou mais. É o aluno quem geralmente precisa encontrar este estágio por conta própria.

A importância de ter um ensino superior na República Tcheca

Sem dúvidas, aqui o ensino superior também é considerado de extrema importância, principalmente na hora de entrar no mercado de trabalho. Para muitas empresas e carreiras ter um curso superior é essencial. Para outros, não é uma necessidade, mas uma grande vantagem que pode levar a salários mais altos e mais oportunidades dentro de uma determinada empresa. Além disso, na República Tcheca é comum ter abreviações ao lado do nome de acordo com o grau de escolaridade da pessoa. As abreviações são: Bc. para quem tem o título de Bacharelado, Mgr. para quem tem um título de Mestrado. Já as abreviações de Doutorado variam de acordo com a faculdade: MUDr é a abreviação para um doutor em medicina, PhD para um doutor em filosofia e JUDr para quem é doutor em direito. Quem  tem uma pós graduação em alguma área de tecnologia, agricultura ou economia, também recebe a abreviação de Ing. na frente do seu nome, que corresponde ao título de engenheiro (inženýr).

A educação superior na República Tcheca é de qualidade e oferece várias opções para quem busca uma alternativa para estudar fora do país. Basta analisá-las, conhecer cada universidade, o processo seletivo de cada uma e decidir se Praga é o lugar certo para investir no seu futuro acadêmico.

Esse texto foi originalmente publicado no blog Brasileiras pelo Mundo.

Anúncios

3 comentários sobre “Estudando em Praga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s