Dia de Sant Jordi, dos livros e das rosas

A cada ano, no dia 23 de abril, é comemorado o dia de Sant Jordi (São Jorge), o dia dos livros e o dia das rosas na região da Catalunha (Espanha). Este é um dos dias festivos catalãs mais importantes e como não poderia ser diferente, ontem a cidade estava cheia de livros e rosas para celebrar o dia.

Segundo a tradição, neste dia os homens dão rosas para as mulheres, e as mulheres dão livros para os homens. Diz a lenda que um dragão vivia em um povoado da Catalunha e para que ele não queimasse as plantações das quais viviam as pessoas deste povoado, os habitantes escolhiam uma pessoa para servir de alimento ao dragão. Um certo dia, a princesa foi a escolhida e mesmo que muitas pessoas fossem contra esta decisão, o rei se negou de voltar atrás. No dia seguinte, a princesa despediu-se de todos, e no caminho para encontrar-se com o dragão, viu o cavaleiro São Jorge, que lhe ofereceu ajudar para ser salva do dragão.  A princesa então negou, com medo de colocar a vida do cavaleiro em risco, mas São Jorge foi mesmo assim e foi atacado pelo dragão. Depois de uma longa batalha, São Jorge finalmente conseguiu matar o dragão e salvou a princesa. Quando o sangue do dragão derramou no chão, nasceu um roseiral com as rosas mais vermelhas que a princesa já tinha visto. O cavaleiro São Jorge cortou uma e deu para a princesa como prova do seu amor.

Casa Batlló decorada de rosas para as comemorações do dia de Sant Jordi.

Desde o século XV, é parte da tradição presentar rosas, mas a cultura de presentar um livro aos homens só passou a existir no início do século XX. As maiores celebrações deste dia acontecem em Barcelona, onde as ruas se enchem de rosas vermelhas, livros, escritores autografando suas obras e outros eventos que representam a cultura e o amor: os motivos principais da importância deste dia.

Livros por todas as partes da cidade - e os autores autografando!
Livros por todas as partes da cidade – e os autores autografando!
Anúncios

6 comentários sobre “Dia de Sant Jordi, dos livros e das rosas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s