Coisas que só entende quem viaja sozinho

Nem todo mundo gosta de viajar sozinho. Pode ser por medo, por achar que viajar sozinho é algo muito solitário, por receio de não saber o que fazer durante a viagem ou por simplesmente, nem considerar esta opção, mesmo sem nunca ter tentado antes. Na maioria das vezes, a falta de companhia é uma desculpa para não viajar: se não tiver com quem ir, não vou. E lá se vai uma ótima oportunidade de viajar e de descobrir algumas coisas que só quem viaja sozinho entende…

Viajar sozinho não é um sinal de solidão
Durante o tempo que você passa viajando sozinho, você aprende que estar assim é bom e não significa que você é uma pessoa solitária. Caso você canse de não ter companhia, há sempre a possibilidade de juntar-se com outros viajantes que passam pelo mesmo caminho que você, muitas vezes sozinhos também, e buscando companhia para uma parte da viagem.

Não existe o momento certo para viajar sozinho
Já falei sobre este assunto aqui no blog antes. Você sabe que sempre há razões para não ir, que algum outro momento sempre vai parecer melhor, mas as oportunidades não aparecem sempre e você aprende que a melhor hora de ir é sempre agora.

A interação com as pessoas é diferente
Uma pessoa que viaja sozinha chama a atenção por onde passa, o que na maioria dos casos é algo muito positivo. Você acaba conversando e interagindo muito mais com as pessoas, tendo experiências únicas e fazendo amizades. É claro que o mesmo também pode acontecer quando se viaja acompanhado, mas sem dúvidas quando se está sozinho, a interação é mais intensa e com mais qualidade.

Você já conhece todos os scams possíveis
Por estar sozinho, você está sempre preparado e bem informado sobre tudo: sabe onde precisa barganhar o preço antes de comprar, onde deve tomar cuidado com comida de rua, onde não deve andar durante a noite, que locais seria melhor evitar… Você sabe que prevenir e tomar cuidado é sempre a melhor maneira de evitar situações desagradáveis e perigosas.

É saudável passar um tempo sozinho (e está cada vez mais difícil conseguir isso)
Ter um tempo para si mesmo é importante, saudável e aumenta a nossa criatividade. É o momento ideal para andar no seu próprio ritmo, tomar decisões necessárias ou apenas aproveitar sem pensar em nada.

Você é livre para fazer o que quiser e aprende mais sobre os lugares por onde passa
Você não tem que se preocupar com ninguém e está mais atento ao que acontece na sua volta. É mais fácil estar em sintonia com o lugar, descobrir o que você realmente quer conhecer e realmente aproveitar todos os momentos e experiências vividas.

A sensação de estar em um lugar onde ninguém conhece você é única e às vezes necessária
Para quem viaja para recomeçar algum aspecto ou situação na própria vida, esse é um ponto forte. Estar em um lugar onde nunca se esteve antes e onde ninguém conhece você proporciona um sentimento de liberdade e ajuda muito a recomeçar e a recuperar a confiança em si mesmo. É a oportunidade se ser você mesmo do zero.

Anúncios

5 comentários sobre “Coisas que só entende quem viaja sozinho

  1. Olá, boa tarde!
    Adorei essa postagem. Não viajo sozinha, mas houve momentos em minhas viagens que tive a oportunidade de ficar só e gostei muito. Confesso que sinto-me insegura; inda mais agora, aos 70 anos de idade. E como já passei um perrengue muuuito grande quando saí de Israel para entrar no Egito, em 86, fiquei amedrontada. E olhe que eu estava com uma amiga. Foi brabo! Tínhamos uma passagem para a Jordânia que acabamos nem fazendo por conta disso. Daí, amiga…só viajo com meu fiel escudeiro.
    Parabéns por suas postagens. Mais sucesso é o que lhe desejo. Abraços da Marilia.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s