Estudar no exterior: Bolsas de estudos

Desde que comecei o blog, o número de e-mails aumentou bastante e recebo muitas (muitas mesmo) perguntas sobre estudar fora. Por isso, decidi começar a escrever sobre este assunto por aqui e assim ajudar quem busca este tipo de informação. Hoje eu fiz uma seleção de bolsas de estudos no exterior, em diversas áreas e países e que já estão com as inscrições abertas. Espero que gostem!

ESPANHA – Fundação Botín
Prazo de inscrição: 18 de abril de 2016 – 16 de junho de 2016

A Fundação Botín está selecionando jovens universitários de qualquer curso que tenham entre 19 e 23 anos de idade e que sejam de qualquer país da América Latina para participar de um programa sobre desenvolvimento público na América Latina. O programa tem duração de um mês e meio e começa no dia 14 de outubro deste ano e é recomendado para jovens que pretendem trabalhar no setor público. Para participar, é necessário que os candidatos ainda estejam cursando a faculdade e que até o dia 30 de setembro de 2016, tenham cursado mais de 50% dos estudos. Outro requisito é ter um bom domínio de inglês. Todas as informações sobre a bolsa de estudos podem ser encontradas aqui. As inscrições devem ser feitas online, através do formulário de inscrições no site oficial da Fundação Botín.

PORTUGAL – Instituto Politécnico de Leiria
Prazo de inscrição: até dia 19 de junho de 2016

O Instituto Politécnico de Leiria está oferecendo bolsas de estudos para os estudantes internacionais nos cursos de graduação e de pós-graduação. O valor da bolsa é parcial e contempla 50% do valor total da anuidade do curso escolhido pelo estudante. Há uma lista completa dos cursos com valores aqui. Além da bolsa parcial, a universidade também oferece a possibilidade de isentar-se da taxa de inscrição de 500 euros, as informações podem ser encontradas clicando aqui.
Mais informações sobre as condições para conseguir a bolsa de estudos: clique aqui. O Instituto também possui uma página de informações destinada aos estudantes brasileiros, clicando aqui.

ALEMANHA – DAAD
Prazo de inscrição: as inscrições devem ser feitas diretamente com as universidades e os prazos variam.

O DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst) está oferecendo bolsas de estudos para cursos de mestrado na Alemanha no ano letivo de 2017. Os requisitos são falar alemão e/ou inglês com fluência, ter bom rendimento acadêmico e ter um mínimo de dois anos de experiência na área do curso. Os cursos de mestrado são área do Desenvolvimento e são oferecidos por um número de universidades credenciadas no programa, por isso o prazo de inscrição varia de acordo com a universidade. Confira a lista de universidades, cursos aceitos e os respectivos prazos de inscrição aqui. Cada candidato deve enviar os documentos necessários diretamente para a universidade escolhida e enviar uma cópia por e-mail ao DAAD – Brasil. Todas as informações sobre este programa podem ser encontradas no site oficial do DAAD.

ITÁLIA – Turin School of Local Regulation
Prazo de inscrição: até dia 5 de junho de 2016

A Turin School of Local Regulation (TSLR) está oferecendo bolsas de estudos para o seu curso realizado na escola de verão (International Summer School). O período do curso é de 5 a 16 de setembro de 2016 e é voltado para estudantes de graduação, pós-graduação e pessoas que trabalhem no setor público e em agências regulatórias. Esta bolsa está disponível para estudantes do mundo todo, por isso é necessário garantir a sua vaga e fazer a inscrição online no site da escola, onde também estão todas as informações de valores da bolsa e outros requisitos. Para acessar estas informações, clique aqui.

COREIA DO SUL – OAS
Prazo de inscrição: até dia 22 de maio de 2016

A Organização de Estados Americanos (OAS, sigla em inglês), está oferecendo 4 bolsas integrais para a realização de um curso de empreendedorismo na Coreia do Sul durante 4 semanas. O curso acontece ainda neste ano, de 4 a 29 de julho e está destinado a estudantes de graduação ou pós-graduação, ou estudantes recém formados de até 29 anos de idade. O curso será em inglês e por isso, ter um certificado oficial do idioma (TOEFL ou IELTS) é um dos pré-requisitos para participar. Todas as informações e o edital completo do programa pode ser acessado aqui. As inscrições podem ser feitas online neste site.

Anúncios

4 comentários sobre “Estudar no exterior: Bolsas de estudos

  1. Muito legal, Isa! Eu trabalho há quatro anos como redatora e tradutora freelancer para a versão brasileira de um site inglês chamado Hotcourses. Ele é um banco de dados gratuito de cursos e universidades no exterior. O internauta pode usá-lo para pesquisar por oportunidades em instituições estrangeiras, inclusive bolsas de estudo. Eu fico espantada com a quantia de mensagens que recebemos de interessados. As pessoas até me encontram no Facebook e me mandam mensagem inbox!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s