Barcelona é uma cidade muito criativa em diversos aspectos e é também cheia de experiências literárias (inclusive é considerada Cidade da Literatura pela UNESCO). Talvez este seja um lado menos conhecido da cidade, que a cada ano recebe inúmeros turistas interessados nas obras de Gaudí, praias e festas; mas para quem gosta de literatura e busca experiências literárias pelo mundo, Barcelona é uma excelente opção. Os motivos para isso? Segue a lista abaixo:
Bibliotecas pela cidade:
Barcelona tem diversas bibliotecas distribuídas pelos bairros da cidade e de acesso sempre gratuito. A Biblioteca Nacional da Catalunya é a principal delas e a mais antiga. Fica pertinho da Rambla (lugar bem turístico e conhecido do centro de Barcelona) e por isso é fácil de visitar. Caso esteja fechada, vale a pena ir conhecer o prédio por fora e o jardim.

Além disso, há muitas bibliotecas com temas específicos, assim facilita quem busca algo para alguma pesquisa e precisa buscar algum tema em concreto.

Festa de Sant Jordi:
A cada ano no dia 23 de abril, dia de São Jorge (Sant Jordi, em catalão), acontece uma grande festa na Catalunya. Neste dia, é comemorado o dia de Sant Jordi, dos livros e das rosas. É uma festa literária onde as pessoas compram rosas e livros para presentear e neste dia também encontramos vários escritores nas ruas de Barcelona autografando suas obras, lançando novos livros e falando de literatura. Ah, e Barcelona fica toda decorada de rosas!

Cafeterias com livros:
Em Barcelona há várias cafeterias onde podemos sentar para tomar um café e ao mesmo tempo, estar rodeado de livros. Algumas são livrarias com cafeterias, outras são cafeterias com livros para ler enquanto tomamos um café. Há cafeterias de todos os tipos e em vários lugares da cidade, basta apenas escolher uma delas e aproveitar!

Cenário de muitos livros:
Devido a sua diversidade, Barcelona serviu de cenário para muitos livros. Por isso, é possível fazer vários passeios pela cidade baseados em algum livro pois normalmente os lugares são reais e até bem conhecidos entre os moradores e turistas. Uma das obras mais famosas que “passou” por Barcelona (e talvez a minha favorita), é Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Depois de lutar contra muitos moinhos de vento pela Espanha, foi em Barcelona que o engenhoso fidalgo viu o mar pela primeira vez.
“Estenderam D. Quixote e Sancho a vista por todos os lados, viram o mar, que até então nunca tinham visto, e pareceu-lhes imenso e espaçosíssimo, muito maior que as lagoas de Ruidera, que tinham na Mancha. Viram as galés varadas na praia, que estavam cheias de flâmulas e galhardetes, que tremulavam ao vento e varriam as águas. Dentro delas soavam clarins, trombetas e charamelas que, ao perto e ao longe, enchiam os ares de suaves e belicosos lamentos.” (Trecho do livro Dom Quixote de la Mancha)
Barcelona só aparece na segunda parte do livro e é uma parte importante da novela. Além disso, Miguel de Cervantes fez muitas viagens a Barcelona durante sua vida e a cada vez que esteve na cidade, ficou hospedado em um apartamento no Passeig de Colom. O edifício original ainda existe e hoje em dia, o apartamento pode ser alugado por temporadas.
Livrarias temáticas:
Assim como as bibliotecas, em Barcelona também podemos encontrar diversas livrarias temáticas. Há livrarias especializadas em livros sobre barcos, aviões, surrealismo, arquitetura, literatura infantil, arte… para citar algumas. E claro, a minha favorita, uma livraria especializada em livros e literatura de viagens.

Esse texto foi originalmente publicado no blog Sobre Livros e Traduções
Demais, adorei o post lá e aqui. Bjos!!
CurtirCurtir
Que inveja!
CurtirCurtido por 1 pessoa
❤
CurtirCurtir
Post bacana! Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
que bom que gostou! beijos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Uaaau. Ler isso só me faz ter a completa percepção de como o Brasil poderia ser assim e não é por escolha própria
Ótimo post 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada querida 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ótimo post !
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada Virgínia 🙂
CurtirCurtir