4 castelos para conhecer perto de Praga

A República Tcheca é um país cheio de fatos e lugares inesperados. Acredito que quem já passou um tempo por aqui (ou quem acompanha sempre os textos aqui no blog) já foi capaz de descobrir isso: um país pequeno mas cheio de cultura, história, fatos interessantes e lugares para conhecer.
Como prova disso, já escrevemos aqui no BPM algumas dicas de cidades para ir além de Praga, sobre viajar pela República Tcheca e também sobre a região da Morávia, onde os vinhos tchecos são produzidos. Agora chegou a vez de  falar sobre outros lugares deste país, alguns castelos tchecos que estão localizados perto de Praga e valem a visita de quem passando por aqui.

Há centenas de castelos e ruínas na República Tcheca, graças ao seu passado rico (e muitas vezes conturbado). De castelos e ruínas medievais a palácios da época do Império Austro-Húngaro, há opções para todos os gostos.
Estes castelos, palácios e ruínas ainda são pouco conhecidos pelos turistas, mas extremamente populares entre os tchecos. Basta ter um dia livre e todos os lugares estarão cheios de famílias aproveitando o dia. Além disso, é
comum por aqui celebrar os casamentos em algum castelo, então é bem provável que ao visitar um castelo, você veja um casamento tcheco (nos meses de primavera e verão, principalmente). No inverno, há muitos castelos que fazem feiras de Natal (sobre as quais eu já falei aqui) e, durante o ano, há outras feiras e até festivais medievais.

Hoje eu vou falar sobre 5 castelos perto de Praga (um deles fica em Praga), aonde é possível ir apenas para passar o dia e, mesmo assim, conhecer um lugar novo e cheio de histórias.

1. Castelo de Praga (Pražský hrad)

O Castelo de Praga é, com certeza, o castelo mais famoso da República Tcheca, faz parte de 90% dos cartões postais de Praga, aparece nas fotos de todos os turistas que passam por aqui e compõe as vistas da cidade. É o maior castelo da Europa em extensão e hoje em dia é a residência do presidente tcheco. Apesar disso, boa parte da sua extensão está aberta ao público e, para quem gosta de visitar o interior de castelos, esta é uma boa opção devido ao seu  tamanho e estado de conservação.
O castelo de Praga fica localizado em Praga 5, no bairro de Hradcanska. É possível chegar caminhando do centro ou de transporte público. De metrô, com a linha verde (linha A) até a estação Hradčanská. De tram, número 22 (parada Pražský hrad). A entrada na área externa do castelo é gratuita, mas para visitar o interior da Catedral e as salas, é preciso comprar a entrada no local.

Por dentro do Castelo de Praga no inverno e a Catedral de São Vitu ao fundo. (Foto: arquivo pessoal)
Por dentro do Castelo de Praga no inverno e a Catedral de São Vitu ao fundo. (Foto: arquivo pessoal)

2. Castelo de Karlštejn (Karlštejn Hrad)

O Castelo de Karlštejn é o castelo mais próximo de Praga (aproximadamente 35 km da cidade) e é também um dos mais importantes da República Tcheca. Serviu de residência para o Imperador Carlos IV (o mesmo da Ponte de Carlos, em Praga), que ordenou a sua construção no ano de 1348. Por muito tempo, também serviu de fortaleza para guardar as jóias reais e algumas delas continuam lá até hoje, sendo expostas apenas em algumas ocasiões durante o ano. É um castelo de estilo gótico e com alguns detalhes renascentistas que foram agregados posteriormente.
É possível chegar de trem que sai desde a estação central de trem de Praga (Hlavní Nadrazí) e vai até o vilarejo de Karlštejn, onde está o castelo. Para quem quer passar mais do que um dia, pode hospedar-se no vilarejo, que, apesar de pequeno, dispõe de algumas opções de acomodação, lojas e restaurantes. O castelo também está aberto para a visitação do público durante quase todo o ano e a entrada pode ser comprada no local.

O castelo de Karlštejn. (Foto: arquivo pessoal)
O castelo de Karlštejn. (Foto: arquivo pessoal)

3. Palácio de Konopiště (Zámek Konopiště)

O Palácio de Konopiště tornou-se famoso por ter sido a última residência do arquiduque austro-húngaro Franz Ferdinand da Áustria. A visita interna do castelo passa pelos aposentos do arquiduque e de sua família. Tudo foi preservado como era originalmente e além dos móveis, quartos, salas e objetos, também podemos ver as milhares de cabeças de animais que decoram todo o palácio – desde a entrada, todos os corredores, salas… Franz Ferdinand caçava muitos animais nos arredores do castelo e grande parte desses animais foram empalhados e estão em exposição. Há também uma grande exposição de armas medievais e armas de caça que pertenciam ao arquiduque.
O palácio está aberto para visitação entre os meses de abril e outubro e as entradas podem ser compradas no local. A cidade mais próxima do palácio é Benešov, localizada a aproximadamente 48 km de Praga.

O Palácio de Konopiště. (Foto: arquivo pessoal)
O Palácio de Konopiště. (Foto: arquivo pessoal)

4. Castelo de Křivoklát (Hrad Křivoklát)

A cerca de 58 km de Praga está localizado o Castelo de Křivoklát, um castelo medieval fundado no século XII e cenário de muitos casamentos (como mencionei no início do texto). Serviu de residência para muitas famílias que estiveram no poder antigamente e por isso é considerado uma das residências mais importantes da República Tcheca. É possível visitar várias partes do interior do castelo e a entrada também é comprada no local.

Os castelos da República Tcheca fazem parte do passado e do presente do país. Foram os cenários de muitos acontecimentos históricos que tiveram grande influência e, hoje em dia, são cenários de filmes, documentários e de passeios de muita gente.

Esse texto foi originalmente publicado no blog Brasileiras pelo Mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s