Atividades alternativas em Barcelona

O turismo em Barcelona aumenta cada vez mais e isso vem ocasionando diversos problemas na cidade, principalmente para os moradores. Ao mesmo tempo que o turismo em si não é o problema, a maneira como ele é administrado sim e as consequências disso são evidentes na cidade. Ruas e estabelecimentos lotados, preços altíssimos em algumas épocas do ano, cada vez menos vizinhanças, cada vez mais alojamentos para turistas e, infelizmente, um grande número de turistas que acaba esquecendo que Barcelona é uma cidade e não um parque de diversões. O turismo massivo pode deixar muitas marcas em um lugar (já falei sobre esse assunto aqui), mas também é possível fazer escolhas diferentes quando visitamos uma cidade e hoje eu deixo aqui uma lista de lugares um pouco mais alternativos para conhecer em Barcelona.

Bunkers del Carmel

O bunker antiaéreo construído durante a Guerra Civil Espanhola é hoje um dos melhores lugares em Barcelona: é um mirante, um lugar para relaxar e observar a cidade e buscar inspiração. Lá de cima, há uma vista panorâmica de Barcelona e ainda é um lugar relativamente tranquilo. É possível chegar de ônibus, linhas:  24, 28, 92.

Altair

Quando eu escrevi um guest post para o SLET sobre experiências literárias em Barcelona, falei sobre essa livraria especializada em literatura de viagem. Quem gosta desse estilo,  não pode deixar de conhecer a livraria Altair (Gran Via de les Corts Catalanes, 616). O local tem um acervo incrível de livros de literatura de viagem, guias turísticos, marca de revista e agência de viagens próprias, produtos de viagens e uma cafeteria/restaurante que serve comida de várias partes do mundo. E claro, como toda boa livraria, também há espaço para sentar e ler.

Dia de Sant Jordi

O Dia de Sant Jordi (também conhecido com o dia das rosas e dos livros) é um dos feriados mais importantes da Catalunha. A cada ano no dia 23 de abril, quem está em Barcelona tem a oportunidade de fazer parte desse dia tão especial na cidade. As ruas ficam cheias de rosas, escritores autografando seus livros e pessoas passeando e aproveitando os eventos que acontecem nesse dia.

Livros por todas as partes da cidade - e os autores autografando!
Livros por todas as partes da cidade – e os autores autografando!

El Raval

O bairro do Raval está localizado bem no centro de Barcelona e é um lugar bem diferente e interessante. Habitado praticamente apenas por imigrantes, é um bairro cheio de restaurantes de comidas dos mais variados lugares, bares, cafeterias e lojas; que espalhadas pelas ruas estreitas e às vezes desorganizadas, caracterizam o bairro de maneira única.

Arte de rua em Poblenou

O bairro industrial de Poblenou vem passando por diversas mudanças nos últimos tempos e enquanto essa transição acontece, as paredes e murais e fábricas abandonadas do bairro recebem diversas artes de rua. São diversas criações incríveis espalhadas pelo bairro todo, vale a pena ir e passar algumas horas caminhando e conhecendo. Se precisa de inspiração, aqui tem uma: Arte de rua em Barcelona: um tour por Poblenou.

Bairro de Gràcia

O bairro de Gràcia chamou a minha atenção desde a primeira vez que fui lá. Foi como encontrar um lado mais autêntico de Barcelona, onde ainda há o costume de manter a vizinhança, comprar alimentos na feira e preservar os locais mais tradicionais do bairro.

Bairro da Barceloneta

A praia da Barceloneta é muito conhecida, mas são poucas as pessoas caminham pelo bairro. É o bairro que tem as ruas mais estreitas da cidade e por sempre ter sido um bairro de pescadores, o local ainda preserva muitas das suas tradições. Andando pelas ruas da Barceloneta se aprende muito sobre a história dessa parte de Barcelona.

O bairro da Barceloneta tem até a sua própria bandeira!
O bairro da Barceloneta tem até a sua própria bandeira!
Anúncios

Um comentário sobre “Atividades alternativas em Barcelona

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s