Respondendo perguntas frequentes sobre viagens

O número de emails que eu recebo através da página de contato do blog e de mensagens no Instagram vem crescendo a cada semana e infelizmente eu não consigo responder todo mundo. Algumas perguntas merecem um post inteiro, mas outras podem ser respondidas de forma mais simples, por isso resolvi reunir aqui algumas das perguntas mais frequentes que recebo por email –  escolhi as que mais se repetem ultimamente. Aproveito a ocasião para dizer que se você está lendo este post e tem alguma pergunta, deixe nos comentários que eu vou responder e quem sabe até fazer uma segunda parte desse post.

Como você faz pesquisas antes das suas viagens?

Quando começo a planejar uma viagem, leio livros de autores do local onde planejo ir, leio guias, páginas de notícias do local, blogs de viagens com assuntos relacionados, pergunto para amigos e também pesquiso pelo Instagram.

Você tem passaporte europeu? Como faz para viajar para lugares que exigem visto?

Não, eu não tenho passaporte europeu. Tenho apenas o passaporte brasileiro e quando quero viajar para algum país que exige visto, entro em contato com o consulado do país que quero ir, peço informação sobre o procedimento para pedir visto de turismo e peço o visto. Às vezes é mais complicado, mas vale a pena tentar.

Qual o seu país favorito de todos os que você já visitou?

Impossível escolher apenas um. Eu realmente gostei de todos os países que já visitei até hoje e cada um me surpreendeu de maneiras diferentes, mas posso garantir que a Nova Zelândia e todos os lugares que já conheci na Ásia fazem o meu coração bater mais forte.

Como você escolhe onde ficar hospedada?

Depende da viagem – às vezes me hospedo na casa de amigos, Couchsurfing, hostels, hoteis ou apartamentos. Quando reservo o lugar para ficar, faço sempre pelo Booking, pois é uma página que eu confio bastante e nunca tive problemas.

Qual câmera você usa para fotografar os lugares que visita?

Uso uma Canon 600D (lentes 18-55mm, 55-250mm e 50mm f/1.8) e uso também o meu celular (HTC One). Eventualmente uso a GoPro Hero 4 emprestada de amigos.

Como viajar sem falar o idioma local?

Se você falar inglês, ajuda muito em quase qualquer parte do mundo. Se não falar, não tem problema. Tente aprender algumas palavras essenciais antes da viagem e prepare-se para tentar entender e tentar ser entendido. Com um pouquinho de paciência e boa vontade, nenhum idioma será uma barreira.

Você já viajou sozinha?

Sim, inúmeras vezes e recomendo muito! Inclusive já falei sobre isso aquiaquiaqui e aqui também. 🙂

Processed with VSCO with c1 preset

Você compra seguro de viagem?

Sim, sempre. Acho que é essencial para estar mais tranquila durante a viagem e alguns países também exigem que você tenha. Felizmente nunca precisei usar mas é sempre a segunda coisa que eu compro (a primeira é a passagem).

Você lê recomendações de locais (ex. restaurantes) antes de ir?

Nem sempre. Normalmente leio as recomendações de hoteis e às vezes de alguns restaurantes dos quais já ouvi falar anteriormente mas não costumo fazer isso para lugares novos que encontro durante a viagem. Gosto de arriscar e, sinceramente, a experiência de outras pessoas não vai necessariamente ser a mesma que a minha.

O que você mais gosta em viajar?

Gosto de observar cada lugar, conversar com as pessoas e ver que tudo é uma coisa só, que não existe o “certo” e o “errado” e principalmente saber e reafirmar a cada viagem que a estrada (ou caminho, jornada…) te dá tudo o que você precisa, SEMPRE. Basta estar atento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s