Razões para visitar o Marrocos

Sou muito suspeita para falar do Marrocos: eu adoro esse país! Fui pela primeira vez em 2010, quando fiz uma viagem inesquecível de Marrakesh até o Deserto do Saara, passando e parando em diversas cidades e vilarejos pelo caminho. Foram muitas horas de paisagens incríveis, muitos chás de mentas e muitas histórias dos meus companheiros de viagem – todos marroquinos (com exceção do meu amigo que viajou comigo). Chegando ao deserto, mais uma experiência inexplicável: acampar na areia, subir as dunas, observar a vida de quem nasceu e cresceu no deserto e admirar a noite mais estrelada que eu já vi na vida. Voltei completamente encantada com o que vivi por lá e não descansei até voltar ao país em 2016. Conheci uma região diferente, cidades diferentes mas o encantamento foi o mesmo e já não vejo a hora de voltar. Há milhares de razões para conhecer o Marrocos e tenho certeza que vou descobrir muitas mais a cada vez que eu visitar o país, mas se você tem dúvidas se deve ir ou não, deixo aqui o que considero indispensável por lá.

Deserto do Saara

Deserto do Saara

O Deserto do Saara é a principal razão pela qual as pessoas viajam ao Marrocos. Com toda a razão, pois o deserto é incrível e tem uma beleza inigualável. Além disso, o Marrocos é um dos países mais seguros para visitar o Deserto do Saara e é muito fácil encontrar maneiras de ir até lá, pois há muitos guias locais que oferecem o serviço.

Chá de menta

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O chá de menta faz parte da cultura marroquina. Em qualquer viagem pelo país, você terá inúmeras oportunidades de prová-lo pois ele é servido em todos os lugares e em todas as horas do dia. Não desperdice as oportunidades, o chá é maravilhoso, feito com menta fresca e com bastante açúcar!

Culinária Marroquina

IMG_5593

Chás de menta, tajines, cuscuz, doces… a culinária do Marrocos é muito rica e cheia de sabores e os pratos são sempre preparados com ingredientes locais e frescos. O cuscuz marroquino é um dos pratos principais do país, junto com os “tajines” – panelas de barro cozido, onde são colocados os ingredientes para serem cozidos lentamente.

Hospitalidade

IMAG7677

Os marroquinos são bem conhecidos pela sua hospitalidade. Todas as pessoas fazem questão de tratar muito bem os visitantes e muitas diversas vezes fazendo com que você se sinta parte da família, principalmente quando você se hospeda em Riads.

Medina

IMG_6224

Todas as cidades do Marrocos tem uma parte histórica chamada de Medina e é normalmente a parte mais interessante das cidades. Tem casas residenciais, lojas, feiras, mercados, bares, restaurantes… “Perder-se” por essas ruas estreitas pode ser uma experiência muito boa, mas é sempre bom ter um pouco de cuidado para não ir longe demais. As ruas normalmente parecem labirintos e é melhor evitar ruelas vazias (principalmente se estiver viajando sozinho/a).

Mercados

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Prepare-se para ver de tudo enquanto caminha pelos mercados marroquinos: encantador de serpentes, barracas que vendem dentes humanos, objetos de decoração, comida, animais vivos (e sendo mortos), roupas, especiarias, sucos naturais e souvenirs. É o momento de barganhar na hora das compras e de ter muita paciência com os vendedores que costumam ser bem insistentes.

Paisagens

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Viajar pelo Marrocos é uma festa para os olhos: as paisagens do país são muito bonitas e mudam bastante de acordo com a região e também de acordo com a luz do dia. Vale a pena viajar de carro ou ônibus entre as cidades principais para admirar as paisagens do país.

Riads

IMG_6237

Os Riads são as casas tradicionais marroquinas. Hoje em dia a maioria delas foram transformada em hotéis – uma ótima opção de acomodação no país. Os Riads são lindos, com uma arquitetura rica em detalhes e cores no seu interior. Normalmente são casas sem janelas exteriores, apenas interiores e costumam ter vários andares.


7 comentários sobre “Razões para visitar o Marrocos

Deixe um comentário