As estátuas estranhas de Praga

O centro de Praga é cheio de estátuas de todos os tipos. Algumas retratam eventos históricos e personagens importantes da República Tcheca, algumas são abstratas e cheias de detalhes. Já outras nos deixam em dúvida do que querem dizer, se há algum significado ou não. Praga tem várias dessas estátuas estranhas e às vezes bizarras.

A maioria das estátuas na lista são do escultor e artista tcheco David Černý.

Aqui estão algumas delas:

“The Horse”

Processed with VSCO with a6 preset

“O Cavalo”, de David Černý fica localizado na galeria Lucerna e é uma versão da estátua do cavalo de São Wenceslas que fica no centro de Praga. Dizem que esta estátua foi feita como uma maneira de criticar o ex – presidente tcheco.

“Piss”

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Estas duas estátuas, também do artista David Černý, aparecem urinando numa piscina com o formato da República Tcheca e causam bastante estranhamento em quem passa por elas. As estátuas estão localizadas em frente ao museu do Franz Kafka.

“Tower Babies”

IMG_8259

David Černý também criou estes bebês que estão subindo pela torre de TV (Žižkovská věž). Para vê-los mais de perto, basta ir ao Kampa Park – eles também estão expostos lá e assustam bastante.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Os homens desaparecendo

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Localizado em Újezd, este monumento de homens que vão desaparecendo é obra do artista tcheco Olbram Zoubek. O monumento foi feito no ano de 2002 em homenagem às vítimas do comunismo. É um monumento que causa bastante impacto e que tem um significado muito profundo. No chão entre as estátuas há números de pessoas mortas e torturadas na República Tcheca durante o período comunista.

Estátua de Franz Kafka

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Obra do artista tcheco Jaroslav Rona e localizada no bairro judeu de Praga, esta estátua é a representação exata de uma passagem escrita por Kafka em um dos seus primeiros escritos “Description of a Struggle” (não encontrei a tradução em português). Nessa passagem, Kafka descreve um homem jovem que caminha em cima dos ombros de outro homem pelas ruas de Praga.

“Hanging Out”

IMG_2187 - copia

Certamente a minha estátua favorita de David Černý pelas ruas de Praga. Sigmund Freud pendurado e parecendo muito tranquilo, se segurando com uma mão e com a outra mão dentro do bolso. Encontrar esta estátua não é fácil, mas a minha dica é: olhe pra cima! 😉

DSCF3356


11 comentários sobre “As estátuas estranhas de Praga

Deixe um comentário