A viagem perfeita

O plano perfeito, as fotos bonitas, o céu azul num dia de calor e os pratos de comida fotogênicos numa mesa bem feita. Detalhes perfeitos, o momento ideal para uma foto que parece até bonita demais pra ser verdade. E será que é mesmo? O que acontece por trás desses momentos tão impecáveis que vemos através de fotos em redes sociais?

Olhar muitas fotos de viagens pelo Facebook, Instagram ou Pinterest pode ser um pouco frustrante, as viagens sempre parecem perfeitas nas redes sociais. Acontece que muitas vezes esquecemos que por trás daquelas paisagens paradisíacas, há situações desagradáveis ou perrengues que não vão parar no feed do Instagram, mas que fazem sim parte da viagem. De qualquer viagem.

Processed with VSCO with a6 preset
Voltei pra Lisboa na esperança de ver a cidade com sol… choveu durante a viagem inteira de novo!

Toda vez que planejo uma viagem, leio e pesquiso muito sobre o lugar de destino. Leio livros, blogs, revistas, guias, assisto documentários e, por fim antes de embarcar, dou uma olhada no Instagram. Se não fossem as pesquisas feitas anteriormente, talvez eu ficasse decepecionada ao chegar a um lugar que não se parece muito com as fotos que eu vi enquanto esperava sentada na sala de embarque. Pelo menos não sem os filtros de edição e truques de fotos utilizados.

Às vezes chove demais, faz frio e você está na praia, o museu que você queria ir está fechado, você está de mau humor, o restaurante que você queria ir está lotado, faz muito calor e você está num ônibus sem ar condicionado, o hotel fica longe do centro ou você está com dificuldade de caminhar e conhecer a cidade. Às vezes você é furtado, perde alguma coisa importante, passa por alguma situação de perigo ou fica doente. Ruim, mas real. Estas coisas acontecem com todo mundo, nenhuma viagem é perfeita, nenhum plano é perfeito e ninguém é perfeito. São momentos que normalmente não ficam registrados em fotos, mas que viram lição para outras viagens e até para a vida.

Processed with VSCO with a6 preset
Malta é linda no inverno, mas talvez eu prefira num dia de calor e sem vento.

Não deixe que uma promessa de perfeição, que muitas vezes não se cumpre, estrague a sua viagem mas também não deixe que os perrengues e momentos inesperados acabem com os seus planos. Adapte-se ao que é possível fazer e ver e não tenha muitas expectativas. Às vezes, a “viagem perfeita” acontece naturalmente, quando tudo se encaixa e temos um nível de consciência ideal para apoveitar a situação e não deixar que ela piore devido aos fatores externos. Outras vezes, para chegar naquele lugar que sonhamos tanto, é preciso pegar dois vôos, um ônibus apertado numa estrada de terra por 700 km e ainda chegar durante a noite num local sem eletricidade, onde você não conhece nada nem ninguém. Tudo bem.

DCIM101GOPRO
Dois voos, 700 km por estrada de terra e 2 viagens de barco depois: cheguei onde queria.

Nada é perfeito e a sua viagem também não vai ser, por mais que as redes sociais tentem nos convencer do contrário. Por isso, aproveite tudo o que puder, aprenda com o que deu errado e lembre-se que muitas vezes, o melhor da viagem fica em off e roteiro nenhum é capaz de prever a emoção que é chegar a um lugar que você sempre sonhou em conhecer. As fotos podem ser bonitas, mas estar lá é melhor ainda.


15 comentários sobre “A viagem perfeita

  1. Muito bom esse texto, Isadora! Vou curtir e guardar, já que minha lua-de-mel não está muito longe de acontecer. E parabéns pela evolução do seu site, cada vez melhor!
    Paz e Luz!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito bom o texto! Eu sou uma pessoa bem organizada, cheia de roteiros… mas já descobri que não sai tudo como planejamos, e que bom por isso! Até os perrengues que passamos, que na hora nos causam medo e desespero, no fim, fará parte das lembranças, até causará algumas risadas e poderemos provar mais uma vez o cuidado de Deus pela gente! Digo por experiência própria!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário