Castellers, as torres humanas

Ao caminhar pela Plaza Mayor de alguma cidade da região da Catalunha, na Espanha, não fique surpreso ao encontrar uma multidão de pessoas aglomeradas ao redor de uma torre humana – conhecidas como Castellers. A primeira impressão pode causar um pouco de estranhamento em quem nunca viu algo parecido antes, mas é um evento impressionante e muito bonito que envolve muitas pessoas, mostrando uma ideia de comunidade e união exemplares. Casteller vem da palavra castel, que em catalão significa castelo. Esse é o nome desta tradição que é muito antiga e também é uma das mais importantes da Catalunha e vem crescendo a cada ano com cada vez mais força.

IMG_0752
Como é formada uma torre humana?
O Casteller é formado por 3 partes principais: a pinya (base da torre), o tronc (o tronco) e o pom de dalt (o topo da torre). A pinya é a base horizontal da torre, que garante o suporte do peso da torre e o equilíbrio. É por cima da pinya que os outros membros passam para formar as outras partes da torre. No topo da torre, há sempre uma pessoa (geralmente uma criança pequena), chamada de canalla.

IMG_3862
Com a base da torre formada, os outros participantes começam a subir e se posicionam verticalmente para formar a torre, andar por andar. O número de pessoas varia de 1  a 9  e o número de andares também, de acordo com o tipo de torre que determinado grupo quer formar. Quando a torre está formada, é a vez da canalla subir – geralmente uma criança pequena, que é mais leve e mais ágil, vai até o topo da torre e levanta a mão pro alto ao chegar até o final, completando assim o Casteller.

IMG_3866
a Canalla subindo na torre
A construção da torre exige muita disciplina e trabalho em equipe para manter o máximo de equilíbrio possível e assim, completar a torre com segurança. Cada participante usa roupas específicas e na cor do grupo que está representando (cada cidade ou vilarejo tem seu próprio grupo de Casteller). Durante a construção da torre, outros participantes tocam música e há momentos que exigem bastante silêncio do público para não atrapalhar quem está subindo.

IMG_3880
Casteller quase completo!
Onde ver um casteller?
Os castellers acontecem praticamente em todos os meses do ano na região da Catalunha, mas os meses mais populares são de junho a novembro durante o dia. A celebração normalmente acontece nas praças das cidades e vilarejos e também durante os festivais celebrados no verão. Em Tarragona há uma estátua de Casteller que representa perfeitamente a celebração, caso você não tenha a sorte de ver ao vivo.

IMG_0776
Estátua em Tarragona
Anúncios

Um comentário sobre “Castellers, as torres humanas

  1. Nossa deve ser muito bom, uma experiencia inesquecível participar de um “Castellers, as torres humanas” se não tivesse visto não acreditaria, no tamanho desta torre humana.
    Parabéns ótimo artigo.
    Um abraço!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s