Ao caminhar pela Plaza Mayor de alguma cidade da região da Catalunha, na Espanha, não fique surpreso ao encontrar uma multidão de pessoas aglomeradas ao redor de uma torre humana – conhecidas como Castellers. A primeira impressão pode causar um pouco de estranhamento em quem nunca viu algo parecido antes, mas é um evento impressionante e muito bonito que envolve muitas pessoas, mostrando uma ideia de comunidade e união exemplares. Casteller vem da palavra castel, que em catalão significa castelo. Esse é o nome desta tradição que é muito antiga e também é uma das mais importantes da Catalunha e vem crescendo a cada ano com cada vez mais força.

O Casteller é formado por 3 partes principais: a pinya (base da torre), o tronc (o tronco) e o pom de dalt (o topo da torre). A pinya é a base horizontal da torre, que garante o suporte do peso da torre e o equilíbrio. É por cima da pinya que os outros membros passam para formar as outras partes da torre. No topo da torre, há sempre uma pessoa (geralmente uma criança pequena), chamada de canalla.


A construção da torre exige muita disciplina e trabalho em equipe para manter o máximo de equilíbrio possível e assim, completar a torre com segurança. Cada participante usa roupas específicas e na cor do grupo que está representando (cada cidade ou vilarejo tem seu próprio grupo de Casteller). Durante a construção da torre, outros participantes tocam música e há momentos que exigem bastante silêncio do público para não atrapalhar quem está subindo.

Os castellers acontecem praticamente em todos os meses do ano na região da Catalunha, mas os meses mais populares são de junho a novembro durante o dia. A celebração normalmente acontece nas praças das cidades e vilarejos e também durante os festivais celebrados no verão. Em Tarragona há uma estátua de Casteller que representa perfeitamente a celebração, caso você não tenha a sorte de ver ao vivo.

Nossa deve ser muito bom, uma experiencia inesquecível participar de um “Castellers, as torres humanas” se não tivesse visto não acreditaria, no tamanho desta torre humana.
Parabéns ótimo artigo.
Um abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Anna, eu também jamais acreditaria que algo assim existe mas é algo lindo de se ver! Um abraço 🙂
CurtirCurtir
adorei…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nossa como é enorme, obrigada seus artigos como sempre muito bons.
Parabéns já estou ansiosa pelo próximo artigo.
Beijos.
CurtirCurtir
Bárbaro!!
CurtirCurtido por 1 pessoa