Lugares para visitar em Praga para quem gosta de Franz Kafka

O escritor tcheco Franz Kafka nasceu e viveu em Praga, e apesar de ter escrito a maioria dos seus livros em alemão, é fato que Praga é o cenário de muitas das suas obras e a cidade sempre teve uma grande influência na vida do escritor.  Da mesma forma, Praga também é uma cidade que tem muita influência de Franz Kafka: desde algumas estátuas do escritor até lugares históricos que contam a história da sua vida. Para quem, assim como eu, gosta de Kafka e da sua obra, deixo aqui uma lista de alguns lugares para conhecer em Praga para lembrar e aprender mais sobre o escritor.

Museu de Franz Kafka

IMG_1380

Começar a visita pelo Museu de Franz Kafka é uma boa ideia, pois lá é o lugar ideal para aprender e entender um pouco mais sobre a vida e a obra de Kafka, fazendo com que os próximos lugares da lista tenham mais significado e contexto. O museu fica localizado perto do rio Moldava e abrange uma rica exposição de textos, fotos, manuscritos originais e instalações sobre a vida e obra de Kafka. O museu fica localizado na rua Cihelná 635/2b no bairro de Mála Strana. Em frente ao museu há duas estátuas do artista David Černý, aparecem urinando numa piscina com o formato da República Tcheca e causam bastante estranhamento em quem passa por elas.

Josefov – o bairro judeu

Franz Kafka era judeu e nasceu no bairro de Josefov, o bairro judeu de Praga. Desde o seu nascimento até hoje, o bairro sofreu diversas transformações no seu tamanho e estrutura, mas as seis sinagogas e o cemitério antigo permanecem intactos. Um passeio pelo bairro de Josefov é uma viagem no tempo e nos leva a entender melhor um pouco da vida de Kafka, que viveu muitos momentos importantes da sua vida em família neste bairro. As principais sinagogas que podem ser visitadas são a Sinagoga Velha Nova, a Sinagoga Maisel, a Sinagoga Pinkas, a Sinagoga Klaus e a Sinagoga Espanhola.

Estátua de Franz Kafka no bairro Judeu

IMG-20171210-WA0003
Obra do artista tcheco Jaroslav Rona e localizada no bairro judeu de Praga (em frente a Sinagoga Espanhola), esta estátua é a representação exata de uma passagem escrita por Kafka em um dos seus primeiros escritos. Nessa passagem, Kafka descreve um homem jovem que caminha em cima dos ombros de outro homem pelas ruas de Praga. Por muitos anos está estátua quase não era visitada pelos turistas, mas hoje em dia é certamente uma das estátuas mais fotografadas de Praga. A estátua está localizada na rua Vězeňská, 1, no bairro de Staré Město.

(Tem um post aqui sobre as estátuas mais estranhas de Praga!)

Dlouhá 16

Franz Kafka viveu por dois anos (de 1915 a 1917) num quarto alugado localizado na rua Dlouhá, número 16. Em algumas cartas enviadas à sua noiva Felice Bauer, Kafka deixava clara a sua insatisfação com o local e com o barulho que ouvia do seu quarto. O prédio é do estilo Art Noveau e é obra do arquiteto tcheco Karel Janda.

Praça Franz Kafka e a casa onde o escritor nasceu

A praça de Franz Kafka (Náměstí Franze Kafky) foi construída entre as ruas Maislova e Kaprova no ano de 2000 como forma de homenagem ao escritor. O local foi escolhido justamente pois é onde a casa onde Kafka nasceu. A casa original já não existe mais, mas a placa com o nome de Franz Kafka foi colocada exatamente no local onde a casa esteve um dia.

Metalmorphosis, Estátua de Franz Kafka

IMG_9712

Uma das mais novas instalações de Praga, esta estátua é a cabeça giratória de Kafka, obra do artista tcheco David Černý. Chamada de Metalmorphosis, a estátua foi instalada em 2014 ao lado de um centro comercial de Praga e é formada por 42 camadas de metal que ficam girando em tempos e direções diferentes. A obra fica localizada na rua Spálená, 22 no bairro de Nové Město.

Cemitério Judeu de Olšany

O Cemitério Judeu de Olšany é quase 10 vezes maior do que o Cemitério Judeu Antigo, localizado no bairro de Josefov e é onde mais de 25 mil corpos estão enterrados. Apesar de não ser o cemitério judeu mais antigo ou mais conhecido da cidade, é onde várias personalidades tchecas estão enterradas, entre eles, Franz Kafka. O cemitério está localizado na rua Izraelská 712/1, no bairro de Žižkov.

Esse texto foi originalmente publicado no blog Brasileiras pelo Mundo.

Anúncios

4 comentários sobre “Lugares para visitar em Praga para quem gosta de Franz Kafka

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s