Uma cidade toda azul

Quando vi fotos de Chefchaouen pela primeira vez, fiquei encantada e desconfiada, pensando se a cidade era realmente azul como mostravam as fotos. Com essa tendência de fazer montagens e mudar a realidade dos lugares, a minha dúvida era válida, portanto fiz questão de incluir a cidade na minha última viagem ao Marrocos e descobrir se a cidade era mesmo toda azul ou se as fotos que eu via eram apenas de alguma rua ou outra.

IMG_5869

Agora preciso falar a verdade: Chefchaouen é azul de verdade! É muito azul e é uma cidade linda! Além do mais, fica localizada entre as montanhas de Rif e as vistas da cidade são incríveis, tem um clima mais frio e é rodeada de natureza.

Há diferentes versões contadas pelas pessoas para explicar a cor da cidade: alguns dizem que é por questões históricas, outros dizem que é para espantar os moquitos e outras pessoas falam que é para representar a cor do mar.

IMAG7656

IMAG7653

Por ser um pouco mais longe das cidades mais turísticas do Marrocos, Chefchaouen é um pouco mais cara e mais tranquila em algumas áreas (apesar de ser bastante turística), o que é ótimo para andar com mais tranquilidade pelas ruas, algo raro em outras cidades como Fez ou Marrakech, por exemplo.

Como chegar em Chefchaouen: Eu viajei para Chefchaouen de táxi (aqui tem um post explicando sobre os táxis no Marrocos), mas também é possível chegar lá de ônibus. Chefchaouen fica a aproximadamente 250 km de Fez e aproximadamente 600 km de Marrackech. Ao chegar na cidade, você provavelmente será abordado por muitas pessoas que oferecem o serviço de guia pela Medina (a parte antiga, que é toda azul). Eu não contratei nenhum guia e andei pela medina tranquilamente por conta própria, ela não é tão grande como outras cidades então não há muitas chances de se perder por lá.

Onde ficar em Chefchaouen: eu recomendo o Dar Besmellah. É um local simples, porém bem localizado e de confiança. Outro lugar muito bom e também com uma boa localização é a Casa Elias.

IMAG7635

A beleza de Chefchaouen está na combinação da sua localização entre as montanhas, na cor azul intensa da medina e em tudo o que podemos ver e encontrar ao andar pelas ruas, que são tão bonitas que parecem ter sido planejadas para encantar quem caminha por lá.

 

 

Anúncios

3 comentários sobre “Uma cidade toda azul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s