Maidentrip é um documentário do estilo diário a bordo de Laura Dekker, uma garota holandesa (na verdade ela nasceu na Nova Zelândia, mas viveu e cresceu na Holanda) de apenas 14 anos que sonhava em ser a pessoa mais jovem a navegar sozinha pelo mundo. Desde pequena, Laura Dekker sempre teve uma grande paixão pelo mar e pelos barcos, algo que herdou dos pais e acabou inspirando o seu sonho de dar a volta ao mundo sozinha de barco.
Apesar da pouca idade, Laura estava decidida do que ela queria fazer, mas o caminho até que esse sonho se tornasse realidade não foi fácil. Inicialmente, Laura tinha apenas o apoio do seu pai, que concordou com a ideia desde que ela fosse capaz de planejar a viagem e organizar tudo o que fosse preciso. No entanto, Laura só teve a autorização para partir de verdade depois da decisão do tribunal holandês, que inicialmente não queria permitir a viagem.
Enfim, Laura partiu nesta aventura tão desejada e solitária pelo mundo. Com uma câmera em mãos, a garota de apenas 14 anos gravou a sua rotina no barco, resgistrando os momentos tranquilos, os momentos de tensão, a sua solidão e a sensação de liberdade que sentia. As filmagens foram feitas, é claro, por ela mesma, o que faz com que o documentário seja muito realista. Laura fala dos seus sentimentos, do seu passado, dos problemas familiares, das suas dificuldades e de todos os momentos bons que vive durante a sua jornada.
Durante o caminho, Laura para nos lugares que tem vontade de conhecer, faz a manutenção do barco e dos seus mantimentos e até conhece pessoas que lhe ajudam e lhe fazem companhia enquanto passeia e conhece novos países.
É quase inacreditável que uma garota tão jovem tenha tido a coragem de fazer esta viagem tão ambiciosa e arriscada sozinha, mas ao mesmo tempo, é uma experiência admirável e uma lição de amadurecimento, desenvolvimento, coragem, superação e muita vontade de realizar um sonho.
O documentário está disponível na Netflix, vou deixar o trailer oficial (em inglês) aqui.
Ah..eu lembro desta jovem. Foi bastante polêmico na altura. Não lembro o ano. A Holanda tem uma percepção do mundo muito diferente do mundo comum ocidental.
CurtirCurtir
Que história mais interessante… Realizar um sonho sempre é maravilhoso! Mas não encontrei na Netflix. Será que está com outro nome?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Alessandra, eu vi com esse nome mesmo (Maidentrip), mas estou na República Tcheca. Acho que às vezes o conteúdo da Netflix muda em alguns países. Será que é por isso? 😦
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ah, sim.! Deve ser por isso então. Vou procurar o filme em outra fonte 🙂 Obrigada
CurtirCurtir
Muito interessante !
CurtirCurtido por 1 pessoa