Erros para evitar no planejamento de uma viagem solo

Fazer uma viagem sozinha(o) pode ser uma das melhores experiências da sua vida. Já o planejamento de uma viagem assim pode ser um pouco desafiador, já que precisamos ter mais cuidado com certos aspectos da viagem. Depois de vários anos viajando sozinha por diferentes partes do mundo, reparei que há certos erros que acabam se repetindo devido a falta de atenção ou cuidado na hora do planejamento. Por isso, deixo aqui uma lista de erros que eu acredito que podem ser facilmente evitados na hora de planejar uma viagem solo.

IMG_7736

Falta de planejamento
O primeiro erro que eu vejo na maioria das viagens solo e que pode evitar vários outros erros, é a falta de planejamento. Muitas vezes somos levados por uma sensaçao de liberdade que as viagens solo nos oferecem e por mais que planejar demais uma viagem possa ser ruim, planejar de menos também pode ser um problema – principalmente no caso de uma mulher viajando sozinha. É muito importante conhecer os aspectos sobre a segurança do local, alguns costumes locais, possíveis golpes que os viajantes sofrem e também ter uma noção básica sobre como chegar, como funciona o transporte público, onde ir em busca de informações e até mesmo onde pedir ajuda, no caso de ter alguma emergência. Outra dica é dar uma olhada no Google Street View, no mapa da cidade e no mapa de transporte público antes de ir, para ter uma ideia do local.

Chegar no local de destino durante a noite
Chegar na cidade de destino depois que já escureceu é definitivamente algo que deve ser evitado, principalmente se for um lugar desconhecido. Depois que escurece, além de ser mais perigoso, é também mais complicado de achar o hotel, de caminhar pela cidade e até mais arriscado pedir informações, já que a maioria dos lugares estão fechados. Esse erro pode ser evitado já na hora do planejamento da viagem. Caso não tenha outra escolha, tente pelo menos ter o máximo de informações possíveis sobre como chegar na sua acomodação de maneira segura e lembre-se de que em muitas cidades, o transporte público costuma funcionar com menos frequência no período noturno. Um bom planejamento é a solução!

Ficar incomunicável
Tudo bem que às vezes durante uma viagem é melhor ficar afastado das redes sociais para aproveitar mais, porém ficar incomunicável é um grande erro e pode ser muito perigoso no caso de uma emergência. Mantenha pelo menos contato com os parentes e amigos mais próximos e dê notícias sempre que possível. Compartilhe o seu plano de viagem, a sua localização por cada lugar que passar, informe sobre os lugares onde ficará hospedada(o) e passe o endereço e telefone de contato de cada acomodação. É muito fácil achar lugares com acesso a internet pelo mundo todo e muitos países também vendem chip de celular com um pacote de dados suficientemente bom para quem está apenas viajando pelo país.

Desconhecer a prioridade e a importância dos seus pertences
Documentos, dinheiro, roupas, câmera fotográfica, celular, produtos de uso pessoal: tudo isso é super importante. No entanto, os seus documentos são mais importantes do que o dinheiro; o dinheiro é mais importante do que a sua câmera ou celular e por aí vai. O ideal é sempre manter todos os nossos pertences em um lugar seguro e não perder nada, mas algumas coisas são mais importantes que outras e é essencial saber disso.

Ter medo de pedir ajuda ou de se defender
Situações desagradáveis acontecem com todo mundo, mas é preciso saber lidar com elas e pedir ajuda quando necessário. Se você se sente em perigo, se defenda da maneira que for possível (mesmo que seja gritando ou pedindo por socorro) e peça ajuda de alguém que pareça da sua confiança. Tenha sempre os números de emergência com você, tenha um seguro de viagem e não se intimide por ser um viajante solo.

Não confiar nos seus instintos
Não confiar nos seus próprios instintos pode ser um grande erro durante uma viagem. Às vezes parece bobagem, mas se uma situação ou pessoa parece ter algo de errado, é porque provavelmente tem. Mude seus planos, refaça um pouco do seu planejamento e se afaste do que não faz você se sentir bem. Refazer os planos e mudar um pouco o rumo de uma viagem pode ser, muitas vezes, uma decisão muito acertada.

Anúncios

3 comentários sobre “Erros para evitar no planejamento de uma viagem solo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s