Como visitar o Taj Mahal por conta própria

O Taj Mahal é certamente a principal atração turística da Índia e uma das maravilhas do mundo mais visitadas anualmente. Ao chegar em Delhi, você irá encontrar inúmeras opções de tours de um dia, passeios guiados e opções de transporte privado para visitar o Taj Mahal. No entanto, se você é como eu e gosta de fazer os passeios por conta própria, vou deixar explicado aqui como passar um dia em Agra (onde está localizado o Taj Mahal) saindo de Delhi sem depender de nenhuma agência turística ou guia.

Primeiro, é importante saber que o Taj Mahal está aberto todos os dias de 6 horas da manhã até as 7 horas da noite exceto sextas-feiras,  quando ele fecha para o público e fica aberto apenas para reza, portanto é essencial planejar o dia da visita em algum outro dia da semana.

IMAG1844

O ingresso pode ser comprado no local e custa 1000 rupias para estrangeiros e inclui uma garrafa de água mineral e um par de protetores de calçados, já que na área interna é preciso entrar de pés descalços ou com as solas cobertas. A entrada paga pelos estrangeiros também dá acesso a uma fila mais  rápida para a parte interna do Taj Mahal.

O Taj Mahal também abre para visitas noturnas dois dias antes e dois dias depois da lua cheia. A entrada para a visita noturna é vendida separadamente e custa 750 rupias. O horário da visita noturna é de 8.30 da noite até meia noite e meia.

Trens de Delhi a Agra

Viajar de trem pela Índia pode parecer assustador mas na verdade não precisa ser. Há diversas opções de trens na Índia e de Delhi a Agra há ótimas opções de trens onde a maioria dos passageiros são turistas. Há opções de trens rápidos, mais pontuais e organizados, caso você não faça questão de  andar naqueles trens lotados e nada pontuais. As passagens de trem podem ser compradas pela internet ou na própria estação de trem.

IMAG1822

Delhi tem duas estações de trens: New Delhi Railway Station (NDLS), que fica perto de Paharganj e Hazrat Nizamuddin Railway Station (NZM), que fica a aproximadamente 20 minutos de New Delhi Railway Station.

As 3 melhores opções de trens de Delhi a Agra são:

12050 Gatimaan Express – trem direto, é o primeiro trem da Índia de semi-alta velocidade e faz o trajeto Delhi – Agra em 1h40. Funciona diariamente (exceto sextas-feiras), saindo da estação Hazrat Nizamuddin Railway Station às 8.10 da manhã e chegando em Agra às 9.50 da manhã, pontualmente.

IMG_20171031_082526
O café da manhã servido no trem 12050 Gatimaan Express

12002 New Delhi Bhopal Shatabdi Express – funciona diariamente saindo da estação New Delhi Railway Statation às 6 da manhã e chegando em Agra às 7.57 da manhã. Normalmente atrasa 30 minutos.

12280 Taj Express Superfast – funciona diariamente saindo da estação Hazrat Nizamuddin Railway Station às 7 horas da manhã e chegando em Agra às 9.38 a manhã. Apesar de ter o menor tempo de viagem, costuma ter aproximadamente 1h30 de atraso.

Chegando em Agra, você precisa pegar um táxi ou um tuk tuk para chegar até o Taj Mahal, que fica um pouco longe da estação de trens. O melhor é ir até o lado de fora da estação e pegar os táxis oficiais da estação. A opção do tuk tuk também é boa e geralmente eles oferecem para você pagar um valor fixo e eles levam você ao Taj Mahal, a Fortaleza de Agra e de volta a estação de trens. Pode ser uma boa opção.

IMG_20171031_095503_HDR
A estação de trens de Agra

O Taj Mahal tem 3 portões de entrada: sul, leste e oeste. O portão do lado oeste é o principal e o que tem a maior fila para entrar. O portão sul é o mais próximo da área do Taj Ganj. O portão leste é o que tinha as menores filas, mas a bilheteria fica a uns 10 minutos caminhando da porta de entrada.

É possível conhecer o Taj Mahal e um pouco de Agra em apenas um dia (chegando de manhã e voltando a Delhi a noite). Caso você queira fazer a visita noturna ao Taj Mahal, é melhor passar a noite. Eu recomendo o hostel Zostel Agra (na verdade recomendo toda a rede Zostel na Índia).  

Para voltar a Delhi no mesmo dia, recomendo estas 3 opções de trens:

12049 Gatimaan Express – saindo de Agra às 17h50 e chegando em Delhi na estação Nizamuddin Railway Station às 19h30.

12279 Taj Express Superfast – saindo de Agra às 18h55, chega em Delhi na estação Hazrat Nizamuddin Railway Station às 22h05. Este trem não começa o trajeto em Agra, portanto normalmente pode atrasar até 1h30.

12001 Bhopal New Delhi Shatabdi Express  saindo de Agra às 21.15 e chegando em Delhi na estação New Delhi Railway Station às 23h30, podendo atrasar até 2 horas.

Agra também tem um aeroporto, então é possível chegar de avião a partir de várias cidades da Índia. Além do Taj Mahal, recomendo a visita da Fortaleza de Agra – realmente vale a pena, é um lugar lindo e tem uma vista bem bonita do Taj Mahal.

Aviso: por ser um lugar muito turístico, é também um lugar onde os visitantes são vítimas de diversos golpes. Recomendo ler este post aqui sobre os golpes mais comuns da Índia para evitar situações desagradáveis.

Anúncios

2 comentários sobre “Como visitar o Taj Mahal por conta própria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s