BULGÁRIA – o que saber antes de ir

A Bulgária é um país ortodoxo, extremamente histórico e com uma cultura muito rica, apesar de ser um dos países mais pobres da Europa e de ainda ser pouco conhecido pela maioria dos turistas. No entanto, é um país com paisagens naturais incríveis e lugares muito interessantes para conhecer. Tive a chance de viajar pela Bulgária duas vezes e conheço o país muito bem – foi o país usado como base no meu projeto de mestrado e por isso tive a chance de conhecer muitas pessoas e lugares ainda pouco conhecidos no país. O post de hoje é uma lista de informações práticas para quem pretende viajar à Bulgária por conta própria, com todas as informações necessárias para ajudar no planejamento da viagem. A lista é baseada na minha experiência e no que eu fiz/usei/vivi por lá.

Visto
A Bulgária ainda não faz parte do Espaço Schengen, mas Brasileiros não precisam de visto para entrar na Bulgária e permanecer até 30 dias.  Antes de planejar a sua viagem, entre em contato com o consulado mais próximo para confirmar que esta informação é válida.

IMG_1203

Dinheiro
Apesar de ser parte da União Europeia, a Bulgária ainda não usa o Euro. A moeda e o Lev Búlgar (BGN). 1 Lev Búlgaro equivale a aproximadamente 2 reais.

Acomodação
Dependendo da cidade, pode ser um pouco complicado encontrar um hotel. Nas principais cidades é super tranquilo e há várias opções mas nas cidades menores e perto de alguns locais turísticos, é mais limitado e algumas opções ficam bem afastadas. Em Sofia, eu recomendo o Light Hotel. Em Melnik, recomendo o hotel Chavkova House. 

Segurança
A Bulgária é um país relativamente seguro e tranquilo inclusive para mulheres que viajam sozinhas (eu mesma passei 2 semanas viajando sozinha pelo país usando apenas o transporte público). É preciso tomar os cuidados básicos como em qualquer lugar do mundo, mas no geral é um país tranquilo.

Alimentação
A comida da Bulgária é simplesmente deliciosa e bem variada. Queijo sirene, iogurte búlgaro, carnes e muitas saladas: a maioria dos pratos são preparados com ingredientes locais e frescos. Sem esquecer, é claro, do maravilhoso vinho búlgaro.

img_1325
Salada Shopska, a mais tradicional da Bulgária.

Transporte
Se você planeja viajar pela Bulgária e tem a possibilidade de ir de carro (ou alugar um), é a melhor opção. Caso contrário, prepare-se para longas horas de ônibus ou trem pelo país. É possível viajar pela Bulgária usando apenas o transporte público, mas é preciso contar que os deslocamentos vão demorar mais tempo do que o esperado por alguns motivos: a oferta de ônibus e trens é limitada, as distâncias são longas, os ônibus nem sempre são pontuais e os trajetos nem sempre são diretos – às vezes há a necessidade de trocar de ônibus até mais de uma vez. O lado positivo é que viajar de ônibus pelo país é uma opção bem barata e é possível sim, apesar de desafiador e cansativo.

DSCN8122
No geral, os ônibus são bem antigos.

Comunicação
O búlgaro é um idioma bem difícil que utiliza o alfabeto cirílico, por isso, se você não domina o idioma e o alfabeto, pode ser um pouco complicado se comunicar em alguns lugares. Nas principais cidades, há muitas pessoas que falam inglês (e outros idiomas como alemão, espanhol e italiano também). Nas cidades menores, a comunicação já fica mais complicada e limitada, por isso é uma boa ter os nomes dos lugares que você quer ir anotados no alfabeto cirílico – foi o que me salvou quando tinha que trocar de ônibus durante uma viagem. Outro fato importante que pode causar confusão, é o fato de que os búlgaros balançam a cabeça para dizer “sim” e “não” ao contrário da gente, fazendo com que o “sim” pareça “não” e vice-versa. Lembre-se disso! 🙂

IMG_2292

Fazendo a mala
Não há restrições de como vestir-se na Bulgária, mas é preciso saber bem como vai estar a temperatura nas datas da sua viagem. O inverno na Bulgária costuma ser bem rigoroso, com bastante neve e no verão, faz muito calor.

Anúncios

Um comentário sobre “BULGÁRIA – o que saber antes de ir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s