Degustação de vinhos na Bulgária

A história do vinho búlgaro começa na antiguidade e desde então, a bebida é produzido em várias regiões do país. A proximidade do mar e as regiões mais quentes do país auxiliam a produção da bebida e na qualidade das uvas. Antes do período comunista, os vinhos búlgaros já tinham alcançado uma boa reputação e reconhecimento pelo mundo todo. Após este período, a popularidade da bebida caiu e desde então, a Bulgária vem buscando maneiras de recuperar a sua boa imagem no mercado internacional.

IMG_1585

Situada na região do Vale do rio Struma, ao sudeste da Bulgária e quase na fronteira com a Grécia (22 km de distância), está Melnik, a menor cidade da Bulgária com apenas 400 habitantes. Um local que mantém o seu status de cidade por questões históricas e arquitetônicas, que possui um solo rico em água e minerais e, também por ser a região mais quente da Bulgária, é um local muito conhecido pela produção do vinho búlgaro.

IMG_1379

Quase todos os habitantes de Melnik são produtores independentes de vinhos, produzem em pequenas quantidades e vendem para os turistas que passam pelo local e que tem a sorte de comprar um tipo único de vinho. Apesar desta informalidade, a região de Melnik também possui diversos vinhedos grandes que vem buscando tentar recuperar a reputação do vinho búlgaro desde que perdeu a sua popularidade durante o período comunista.

Um destes vinhedos é o Villa Melnik, um dos principais da região e onde são produzidas três qualidades de vinho: tinto, branco e rosé. O principal tipo de uva cultivado é o Melnik 55 – uma variedade que só existe nesta localidade. O vinhedo busca utilizar, além das uvas plantadas na região, todos os outros equipamentos necessários para a produção do vinho que tenham sido fabricados na Bulgária, pois o país busca recuperar a boa reputação que a bebida já teve antes do período comunista e por isso fabrica aparelhos e equipamentos de alta qualidade e precisão para garantir que os vinhos sejam da melhor qualidade e que reconquistem o público nacional e internacional em breve.

IMG_1506

Para quem gosta de entender mais sobre o assunto e gostaria de degustar os vinhos desta região, o vinhedo Villa Melnik oferece degustação de vinhos diariamente, assim como visitas guiadas onde é possível aprender mais sobre as uvas e a produção dos vinhos. O vinhedo fica localizado próximo de Melnik. Há também outros vinhedos grandes na região que aceitam visitas – é preciso marcar uma hora e é possível obter mais informações ao chegar em Melnik. Os moradores estão sempre dispostos a recomendar um bom local para ir e experimentar o vinho do qual eles tanto se orgulham.

IMG_1411
As quantidades são generosas! 😀

Como chegar a Melnik: há um ônibus que sai de Sofia (não é um ônibus direto, qundo fui troquei duas vezes) e há a opção de alugar um carro – definitivamente o que eu recomendo, pois utilizar o transporte público na Bulgária para viajar pode ser um pouco desafiador e cansativo.

Onde ficar em Melnik: fiquei hospedada no hotel Chavkova House e super recomendo – bem localizado, limpo, seguro e com bom atendimento. Além disso, há um restaurante que serve comida e vinho búlgaro.

Anúncios

2 comentários sobre “Degustação de vinhos na Bulgária

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s