Um guia para visitar os templos de Angkor Wat

O complexo de templos de Angkor Wat é, sem dúvidas, um dos lugares mais impressionantes do mundo e certamente o lugar mais visitado do Camboja. Nos últimos anos, o local viu um grande crescimento no número de visitantes e até o preço do ingresso aumentou de maneira significativa, na experaça de limitar um pouco o fluxo de pessoas que visitam o local diariamente.

No entanto, se você tem vontade de conhecer o local, leve em consideração aos items listados abaixo e prepare-se para uma viagem inesquecível!

1 – Siem Reap – é aqui onde o complexo está localizado

Siem Reap é a cidade mais próxima dos templos e é pra lá que você deve ir para visitar Angkor Wat. A cidade conta com um aeroporto pequeno, mas onde várias companhias aéreas operam voos de vários lugares da Ásia – eu mesma voei pra lá saindo de Kuala Lumpur, na Malásia. A cidade em si tem várias outras atrações e é bem turística, o que nos distancia um pouco da realidade do Camboja, mas mesmo assim vale a visita-

2 – Comprando o ingresso

Há diversos guichês oficiais que vendem o ingresso, mas prepare-se para encarar uma fila. É necessária a apresentação de um documento de identificação e no momento da compra, eles tiram uma foto sua que é impressa no próprio ingresso, por isso é importante saber que ingressos comprados por outras pessoas não são válidos. Os guichês oficiais de venda estão abertos de 5 da manhã até as 17h30. Os ingressos comprados até 17h, são válidos apenas para o mesmo dia. Os ingressos comprados depois das 17h (até 17h30) são válidos para o dia seguinte. Há ingressos para 1, 3 e 7 dias consecutivos. É muito importante guardar o ingresso em local seguro e fácil, pois ele deve ser apresentado diversas vezes durante a sua visita.

3 – Acorde cedo e prepare-se para caminhar muito

A melhor formar de começar um dia em Angkor Wat é assistindo o nascer do sol na entrada do complexo de templos, por isso é bom acordar bem cedo e ir até o local quando ainda está escuro. É uma atração lotada de turistas, mas acredito que valeu a pena, pois é de uma beleza indescritível. Depois disso, o complexo é aberto e é hora de caminhar MUITO por este local fascinante. Outra vantagem de chegar bem cedo é poder aproveitar algumas horinhas mais tranquilas – nem todo mundo vai para assistir o nascer do sol, e nas últimas horas da manhã o local já está lotado de turistas e aí fica mais difícil passear com tranquilidade.

4 – Contrate um motorista de tuk tuk ao invés de um tour por agência

Quem lê este blog sabe que eu SEMPRE tento fazer tudo por conta própria e evitar tours, grupos fechados e pacotes de agências de turismo. Para visitar Angkor Wat não foi diferente e eu acho esse um ponto essencial para a qualidade da sua visita. Eu fui ao Camboja sozinha, mas acabei conhecendo 3 pessoas por lá que também viajavam sozinhas e contratamos todos juntos um tuk tuk para nos levar até Angkor Wat e para fazer o nosso deslocamento dentro do complexo, que é enorme. Além de ser uma opção mais barata e mais flexível, é também uma forma de ajudar o povo local que trabalha com o turismo. Além disso, os motoristas de tuk tuk conhecem muito o local e podem fazer ótimas recomendações de templos para visitar.

5 – Beba bastante água
O Camboja é um país muito quente e úmido, então manter-se hidratado é essencial para caminhar durante um dia inteiro – ou vários dias inteiros. Os templos são afastados da cidade, mas é possível comprar água de vendedores locais.

6 – Respeite o local (e os locais)

Apesar de ser uma das atrações turísticas mais visitadas da Ásia, os templos são locais sagrados e de grande importância religiosa para as pessoas locais, que facilmente são vistas meditando, rezando e contemplando.

IMG_7071

Você já visitou Angkor Wat? O que mais recomendaria?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s