Como planejar o orçamento de uma viagem e manter-se dentro dele

Planejar o orçamento de uma viagem pode ser uma tarefas mais difíceis na hora de começar a organizar e planejar o próximo destino. Talvez porque este seja o fator mais limitante e mais preocupante na maioria dos casos, fazendo com que muita gente desista e espere um momento melhor para viajar.

E aí sempre vem a pergunta: como que eu faço para planejar o orçamento de uma viagem e como eu faço para me manter dentro dele, sem gastar mais do que o esperado? A resposta é bem simples: eu planejo bem antes de ir e durante a viagem, fico atenta aos meus gastos. Não tem nenhum segredo!

E como eu faço isso?

O primeiro passo é pesquisar muito antes da viagem. Depois de decidir o destino e a duração da viagem, é hora de decidir o que você deseja fazer e conhecer no local. Vai comer em restaurantes ou comprar comida no supermercado? Vai se hospedar em hoteis, hostals, AirBnb, ficar na casa de alguém conhecido ou Couchsurfing? Vai fazer algum passeio que custe dinheiro, usar transporte público, visitar apenas locais gratuitos ou pagar entradas? Tudo isso precisa ser levado em consideração e é preciso determinar o valor aproximado que cada atividade vai custar. Busque em blogs, grupos de viagens no Facebook, fóruns online, pergunte a quem esteve no local recentemente e organize uma lista de possíveis gastos.

Depois disso, você precisa saber quanto dinheiro tem disponível para fazer a viagem, qual é o seu orçamento máximo, para então adaptar os gastos e saber exatamente como com o que você gastar o seu dinheiro. Quando eu viajo, eu prefiro gastar menos com acomodação para poder gastar mais com comidas típicas e passeios. Eu prefiro usar apenas o transporte público, caminhar ou andar de bicicleta para gastar mais dinheiro visitando museus e locais que são pagos, mas que eu gostaria de conhecer. Decida as suas prioridades e se mantenha realista: se você gosta de comer e beber bem, vai precisar ter mais dinheiro para gastar em restaurantes. Se você gosta de ficar em bons hoteis, com preços mais altos, precisa organizar o orçamento em relação a isso. Se você gosta de praticar esportes radicais e fazer passeios, precisa gastar mais com isso e menos com as outras coisas. Dê prioridades e seja realista com o seu plano e com a sua realidade.

Finalmente, depois de ter um orçamento decidido e uma lista de gastos organizada, é importante manter um controle dos gastos durante a viagem também. Fazer isso pode ser um pouco chato, mas é a melhor maneira de acompanhar os seus gastos e ter um controle do seu orçamento, para manter-se dentro dele durante a viagem e evitar que a viagem acabe antes da hora. Anote em um bloco de notas, use algum aplicativo no celular e mantenha os seus gastos sempre atualizados e sob controle. Acredito que essa é a melhor opção para manter tudo sob controle e não ter nenhuma emergência durante a viagem. O orçamento da sua viagem vai durar o tanto quanto que você quiser que ele dure e depende só de você se organizar para que isso seja possível.

Anúncios

Um comentário sobre “Como planejar o orçamento de uma viagem e manter-se dentro dele

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s