Maneiras de economizar durante a viagem

Recentemente escrevi aqui sobre como planejar o orçamento de uma viagem e manter-se dentro dele. No entanto, em muitos casos, ainda é necessário economizar durante a viagem, já que às vezes o orçamento é bem apertado (quem nunca? 🙂 ) e é bom aproveitar o máximo possível dentro das nossas condições e realidade.

Há diversas maneiras de economizar durante uma viagem, mas é importante fazer essa economia de forma inteligente para não comprometer as experiências que priorizamos e para não perder a graça. Vou deixar aqui uma lista com diversas maneiras para economizar, mas recomendo que, caso você precise delas, escolha as que mais fizerem sentido para a sua viagem.

NA HORA DE PLANEJAR A VIAGEM

IMAG0291

  • Ter um bom planejamento do orçamento e manter o controle dos gastos durante a viagem:  considero este passo importante para todas as viagens. Planejando bem, a necessidade de economizar durante a viagem diminui bastante.
  • Pague tudo em dinheiro: pagando tudo, ou quase tudo, em dinheiro é uma forma de manter o controle dos seus gastos de uma forma mais consciente. Caso você prefira pagar com o cartão, procure usar um cartão que não cobre taxas altas. Se puder, crie uma conta bancária gratuita para usar apenas nas suas viagens, assim você deposita o seu orçamento lá e não gasta mais do que o planejado.
  • Procure casas de câmbio com taxas mais baixas e considere sacar o dinheiro do banco quando necessário: às vezes, pagar a taxa de saque do banco sai mais em conta do que trocar o dinheiro em casas de câmbio. Há também grandes diferenças nas taxas entre as casas de câmbio, então sempre vale a pena pesquisar bem antes de trocar o dinheiro.

NA HORA DE FAZER A MALA:

  • 4. Leve apenas a mala de mão: eu sempre tento viajar apenas com a mala de mão por ser mais fácil e confortável, mas também vale a pena para não pagar a taxa para despachar a bagagem. Para quem acha que não tem espaço suficiente, tente lavar a própria roupa durante a viagem. Muitos hoteis e hostals têm uma máquina de lavar roupa a disposição e dependendo do local, o serviço costuma ser bem barato.
  • 5. Leve tudo o que puder das coisas que pretende usar, não deixe para comprar no local. Muitas vezes deixamos para comprar cosméticos, produtos de higiene e remédios no local de destino, mas essa quase nunca é uma boa ideia. Além de perder tempo para encontrar e comprar tudo, ainda há o risco de ser mais caro.

NA HORA DE FAZER OS PASSEIOS

IMAG7795

  • 6. Caminhe e use o transporte público: caminhar e usar o transporte público local são boas maneiras de conhecer melhor os lugares e economizar nos deslocamentos, já que caminhar é de graça e os bilhetes de transporte público costumam ser bem baratos. Muitas cidades até vendem um passe de 1 ou mais dias, assim cada deslocamento sai mais barato.
  • 7. Frequente lugares gratuitos: há inúmeros lugares e atrações gratuitas para visitar em todos os lugares, e muitas delas são extremamente interessantes. Além disso, muitos lugares oferecem um dia na semana onde as entradas nas atrações pagas são gratuitas ou tem um bom desconto. Vale a pena pesquisar sobre!
  • 8. Quando precisar de um táxi ou serviço de traslado, tente dividir com alguém que também esteja viajando. Quando os passeios são mais afastados, ou o lugar onde você está não oferece muitas opções de transporte, tente dividir o transporte privado com mais alguém que esteja na mesma situação que você. Eu mesma já dividi o transporte com outros viajantes no Brasil, na Índia, no Camboja… sempre tem alguém numa situação parecida e disposto a dividir os gastos.
  • Faça alguma refeição do dia no seu hotel/ hostel, cozinhando ou aproveitando o café da manhã incluso na diária; e quando estiver na rua procure restaurantes nas ruas mais afastadas dos lugares turísticos. Os preços mudam bastante de acordo com a localização do restaurante. Se comer bem não é a sua prioridade, faça lanches durante o dia e compre comida no supermercado.

Economizar durante uma viagem, quando necessário, pode parecer uma ideia chata mas pode acabar se tornando um hábito e até uma forma de conseguir viajar melhor e com mais frequência.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Maneiras de economizar durante a viagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s