8 pratos da culinária tcheca

A comida tcheca, no geral, é muito saborosa e com alguns pratos bem elaborados, feitos com uma grande variedade de ingredientes e molhos. Batata, carne de porco, frango, molhos e alguns legumes e verduras, como o repolho, por exemplo, são os ingredientes básicos de diversas receitas tradicionais por aqui. A maioria dos pratos leva algum tipo de carne, o que dificulta bastante a vida de quem não come carne, mas isso é de se esperar, pois a maioria dos tchecos consomem uma grande quantidade de carne diariamente.

Listei aqui alguns dos pratos mais tradicionais da culinária tcheca – alguns com e outros sem carne. A maioria é fácil de encontrar por aqui nos restaurantes que servem comida tcheca.

Polévky (Sopas)

IMAG1310

A melhor entrada para qualquer refeição na República Tcheca é uma sopa. Elas são servidas antes do prato principal, principalmente nos restaurantes, pois eles oferecem o “menu do dia”, que normalmente é uma sopa e um prato principal por um preço único. As sopas mais comuns por aqui são chamadas de vývar – um caldo com massa, legumes e pequenos pedaços de carne (podendo ser carne vermelha ou frango). No entanto, há diversas sopas e cremes deliciosos que são servidos em todas as épocas do ano: creme de brócolis, creme de cenoura, sopa de alho, de beterraba, de cogumelos, de cebola…

Hovězí tatarák

Um prato tcheco bem popular entre os tchecos e pouco conhecido (ou apreciado) pelos turistas: o Hovězí tatarák. Carne de vaca crua com uma gema de ovo crua, acompanhado de cebola roxa, pão com azeite, alho e diversos temperos. A maneira de comer é simples: é preciso misturar a carne, a gema do ovo, a cebola e os temperos que deseja – são muitos e variam de acordo com o restaurante, mas normalmente incluem curry, pimenta preta, sal, pimentão em pó, ervas finas e alguns molhos como maionese, molho de soja e katchup. O alho é para ser “esfregado” no pão, que normalmente vem quentinho e já com azeite.

Řízek

Este é um prato extremamente comum não só aqui na República Tcheca, mas também muito comum nos países vizinhos como Alemanha e Áustria. Nos outros países é conhecido como schnitzel e aqui ele é chamado de Řízek. É um bife fininho de carne de vitela,frango ou carne de porco empanado com farinha de trigo, ovo e farelo de pão. Normalmente é acompanhado de purê de batatas, batatas cozidas, salada de batata com maionese ou batatas fritas. Mais ou menos como um bife à milanesa no Brasil.

Smažený sýr

Também conhecido por Smažák, esse é um prato muito popular entre os tchecos e nada mais é do que queijo frito acompanhado de batata cozida ou frita e também de uma porção de molho tártaro. Em alguns restaurantes de fast food é comum ser encontrado em forma de sanduíche (um pão recheado com o queijo frito) e também servido com batatas, molho tártaro ou katchup.

Guláš

O guláš é um dos pratos mais típicos da República Tcheca – isso se não for o mais típico de todos eles. Ele pode ser encontrado em praticamente todos os restaurantes de comida tcheca e normalmente é feito com carne bovina e com acompanhamento de dumplings, um tipo de bolinho feito de massa de pão aqui chamado de knedlík. Essa é a receita tcheca do prato, que tem sua própria versão em vários outros países do centro e leste europeu, o que faz com que também seja um prato bem popular nos países vizinhos, apesar das variações na receita e modo de servir. O guláš também é servido em forma de sopa e ainda pode ser encontrado feito com carne de porco.

Smažené žampiony

IMAG1313

Cogumelos fritos acompanhados de batata cozida ou frita e molho tártaro. Essa é mais uma opção de prato típico tcheco que não leva carne (assim como o Smažený sýr que eu falei mais acima). É bem comum e especialmente popular na época de colheita de cogumelos, quando eles estão mais frescos e são encontrados em maior quantidade.

Svíčková na smetaně

IMG_4269

Outro prato de carne com molho, porém a Svíčková na smetaně consiste em um pedaço de carne bovina (normalmente uma parte mais nobre da carne, a Svíčková) com molho de nata – um molho bem elaborado que leva diversos ingredientes na sua preparação. Este prato é servido com o acompanhamento de knedlík, o bolinho de massa de pão que também acompanha o guláš, uma rodela de limão, um pouco de geleia de frutas vermelhas e chantilly.

Trdelník

Chegou a hora de falar de algo doce. Se ao andar por Praga você sentir um cheiro delicioso de açúcar, pode ter certeza que é sinal que tem Trdelník por perto. Esse é um doce muito tradicional e delicioso da República Tcheca, feito de massa, açúcar, canela, nozes e/ou amêndoas. Hoje em dia já é possível encontrar variações com geleia ou chocolate (tipo Nutella) e até recheado de sorvete. Normalmente é vendido na rua e nas feiras que acontecem por aqui e é um ótimo acompanhamento para um passeio por qualquer cidade da República Tcheca.

Esse texto foi originalmente publicado no blog Brasileiras pelo Mundo.

Anúncios

Um comentário sobre “8 pratos da culinária tcheca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s