Como manter-se seguro no Marrocos

Viajar pelo Marrocos é sempre uma experiência muito enriquecedora e exótica, são tantos lugares e hábitos diferentes que é quase impossível passar imune por tudo o que o país nos oferece.  Mesmo que quase sempre estas experiências sejam positivas e até desejadas, é necessário ter um pouco de cuidado e tomar algumas precauções para evitar momentos desagradáveis durante a viagem.

Sempre que conto que vou ao Marrocos, recebo muitos comentários das pessoas preocupadas me avisando o quanto pode ser perigoso e arriscado fazer essa viagem e quando leio relatos na internet, vejo que realmente muitas pessoas passaram por situações inesperadas.

Depois de ter ido duas vezes ao país, posso afirmar que felizmente, nunca passei por uma situação de risco. Muito pelo contrário, sempre fui muito bem recebida e bem tratada por todos e em todos os lugares que eu passei. No entanto, reconheço os riscos  e cuidados que devem ser tomados e por isso deixo aqui uma lista de conselhos que considero úteis para quem deseja conhecer o Marrocos.

  • Atenção redobrada se estiver viajando sozinha! Tive companhia nas duas vezes que fui ao Marrocos e se você for mulher, não recomendo que você viaje sozinha pra lá. Os turistas no geral chamam muita atenção dos marroquinos e uma mulher desacompanhada chama muito mais, o que pode se tornar perigoso ou pelo menos inconveniente pois é comum que eles sigam os turistas nas ruas.
  •  Vista roupas adequadas. O Marrocos é um país muito conservador e por isso é altamente recomendado que você vista roupas adequadas – isso serve para homens e mulheres. Também tenha em consideração que alguns locais de interesse turístico possuem um código de vestimenta para que a visita possa ser realizada.
  • Evite andar sozinho/a à noite. Se precisar andar à noite, escolha as ruas movimentadas e iluminadas, mas evite ruas estreitas e escuras, principalmente se não conhecer a àrea muito bem.
IMG_6224
A Medina de Fez é a maior do mundo!
  •  Sempre negocie os preços com antecedência. Dificilmente você vai encontrar algum produto ou serviço com o preço estipulado. É normal (e faz parte da cultura) negociar os preços de praticamente tudo. Fique atento e negocie o valor final com antecedência sempre que for pegar um táxi ou comprar algum tour ou serviço de guia turístico e evite decepções no fim do dia.
  •  Cuidado com a comida. A culinária marroquina é simplesmente maravilhosa! Há uma grande variedade de pratos deliciosos preparados com ingredientes locais e super frescos. No entanto, fique atento ao local onde você vai escolher para comer. Conheço muitas pessoas que tiveram intoxicação alimentar nos primeiros dias de viagem pelo Marrocos, por isso não custa nada ser um pouquinho mais seletivo na hora de escolher o local para comprar comida.

IMG_6021

  •  Fique atento aos golpes. É muito comum ouvir histórias de golpes aplicados aos turistas no Marrocos. Eu mesma já passei por vários deles, por isso é importante negociar os preços com antecedência (como falei anteriormente), ter atenção quando pedem ajuda na rua, tentam vender produtos, obrigam você a entrar em alguma loja, obrigam você a comprar, a fazer uma pintura de henna… É comum acontecer mas caso você não queira cair nessa, apenas agradeça e continue andando normalmente.

A maioria destes conselhos são óbvios e servem para qualquer país do mundo, mas acho importante enfatizar a importância deles ao viajar pelo Marrocos, já que é um país onde os turistas atraem mais atenção do que desejam. Eu adoro o Marrocos, por isso já fui duas vezes e espero voltar muitas outras. É um país incrível, cheio de paisagens deslumbrantes, com uma culinária maravilhosa e com algumas das pessoas mais atenciosas e receptivas que eu já conheci durante as viagens que eu faço.

Vale muito a pena (na minha opinião) conhecer o país e até sair um pouco dos locais mais turísticos mas também vale muito a pena ter cuidado e estar atento para que a sua experiência pelo Marrocos seja a melhor possível e sem surpresas desagradáveis pelo caminho.

 

Anúncios

3 comentários sobre “Como manter-se seguro no Marrocos

  1. Eu estive duas vezes em Marrocos com a família. Compramos aqueles pacotes de excursão de um dia. Eu gostei muito, mas confesso q nas duas vezes andei com muito cuidado e receio, pq é como vc conta no post.
    Eles perseguem nos p comprar coisas. Achei isso cansativo. São simpáticos a falarem em inglês ou espanhol, mas de repente começam a falar em árabe ou qq dialeto.
    De qq forma dentro dos países muçulmanos ainda considero o mais seguro.

    Curtir

  2. Isadora, gostei bastante do teu texto. Te confesso que quando minha filha falou que iria conhecer o Marrocos, meu coração provou mais uma vez que é forte (risos), por que minha preocupação foi intensa a cada dia que ela esteve por lá……
    Beiijos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s