Os curtumes de Fez

A cidade de Fez é a terceira maior cidade do Marrocos e a que tem uma das medinas mais antigas do mundo (e a mais impressionante de todas as que eu já visitei no país). Pelas ruas que mais parecem labirintos para quem não nasceu e cresceu lá, é possível encontrar e comprar de tudo. No entanto, um dos produtos mais populares são os produtos feitos de couro nos próprios curtumes de Fez.

IMAG7544

Há três curtumes antigos em Fez, sendo o mais famoso deles o Chouara, construído há quase mil anos e famoso por ainda manter o mesmo processo de tratamento e preparação do couro para a confecção dos produtos vendidos por lá – o que diferencia os produtos de couro feitos em Fez dos outros lugares do mundo.

Os curtumes de Fez trabalham com couro de camelo, ovelha, cabra e vaca. São dezenas de reservatórios feitos de pedra cheios de líquidos e tintas naturais, onde dezenas de homens trabalham sob o sol quente em cada fase do processo de tratamento do couro, que é todo feito manualmente e a céu aberto.

IMG_5585

Primeiramente, o couro é colocado dentro de um reservatório com urina de vaca (sim!), cal viva e sal. Esse processo serve para ajudar na remoção do excesso de gordura, pelos e para amolecer a pele e dura de 2 a 3 dias. Depois deste período, o que restou de gordura e pelos é retirado manualmente pelos trabalhadores do local.

IMG_5557

Depois deste primeiro passo, os couros são então colocadas em reservatórios com água e fezes de pombo, que contém amônia e ajuda a amaciar o couro e prepará-lo para ser tingido. Este processo dura aproximadamente 3 horas e é importante que o couro fique completamente submerso para atingir a maciez desejada. O mais impressionante deste processo é que alguém precisa ficar dentro do reservatório, pelo menos por boa parte do tempo, amassando o couro.

IMG_5525

 

A próxima parte é tingir o couro! As tintas são preparadas com vegetais e plantas: menta para a cor verde, flores de papoula para a cor vermelha, anil para a cor azul e açafrão para tingir o couro de amarelo.

IMG_5569

O processo em si é surpreendente e até um pouco estranho na primeira vez que se escuta falar sobre. No entanto, é um processo completamente natural, sem o uso de produtos químicos e é o mesmo processo utilizado há séculos. Inclusive é possível ver os trabalhadores manuseando as peças de couro sem o uso de luvas ou de qualquer tipo de proteção.

Depois de tingidas, as peças de couro são colocadas no sol até secar e então viram produtos que vão desde calçados, bolsas e jaquetas. A grande maioria dos produtos são costurados a mão ou com o uso de máquinas de costura bem básicas, nada muito moderno é utilizado nestes curtumes.

IMG_5523

Se você usa produtos de couro, esta é uma excelente oportunidade de fazer compras, pois se souber pechinchar o preço, acaba valendo a pena e ainda terá a possibilidade de comprar produtos feitos sob medida.

Visitar os curtumes de Fez é uma experiência cultural muito interessante mesmo sem a intenção de comprar nada e é algo diferente de qualquer coisa que você possa ver mundo afora. Se a medina de Fez já parece uma viagem no tempo, observar os curtumes dá a sensação de que realmente estamos em outra realidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s