Como aproveitar o verão em Praga

Finalmente vem chegando o verão na Europa depois de um longo e frio inverno. Os dias já estão mais ensolarados, longos e positivos e a previsão é que só melhore durante os próximos meses do ano, o que é muito bom e também a oportunidade perfeita para aproveitar as atividades que são oferecidas em Praga no verão e para visitar e conhecer os lugares que ficaram fechados durante o inverno.

O que Praga oferece de diferente no verão que não é oferecido durante as outras estações do ano? Muitas coisas! Hoje eu vou deixar aqui uma lista de lugares e atividades para aproveitar em Praga durante esta época do ano.

Jardins 

Praga tem muitos jardins espalhados pela cidade e todos eles fecham durante o inverno em função da neve e da dificuldade que seria cuidar de tudo durante os meses de frio. No início da primavera eles reabrem e assim permanecem até o final do verão. É a oportunidade perfeita para conhecer estes locais na cidade e surpreender-se com tanta beleza e vistas novas de Praga, de ângulos bem diferentes. Alguns dos jardins mais populares são os Jardins Reais do Castelo de Praga (que ficam localizados no complexo do Castelo), o jardim do Palácio de Wallenstein (onde fica o Senado) e o jardim Vrtbovská. Estes três jardins ficam localizados no centro histórico da cidade e são de fácil acesso aos turistas.

Mercados e feiras ao ar livre

Os mercados e feiras de rua também reabrem quando o tempo começa a melhorar, mas é no verão que eles ficam melhores, mais cheios e mais animados. Eles acontecem nas manhãs de sábado em várias partes da cidade e são chamados de Farmářské trhy em tcheco. Há comida de todos os tipos e de várias nacionalidades, cafés, bebidas, objetos artesanais, alimentos e produtos orgânicos, produtos locais e até música ao vivo. Eles fecham durante a tarde, mas é uma boa maneira de começar o dia e comprar coisas diferentes do que encontramos nos supermercados.

“Beer garden” e parques

Vista do parque de Vyšehrad: o rio Moldava e o Castelo de Praga ao fundo.

Nos dias quentes de verão, é muito comum ver os tchecos se reunirem nos parques de Praga onde há um “Beer garden”, ou seja, um local para beber cerveja ao ar livre. Há locais que vendem as bebidas e mesas e cadeiras disponíveis. Os lugares mais populares para encontrar um “beer garden” em Praga são: parque de Letná, Riegrovy Sady e Stromovka. Se você não bebe, não tem problema! Pode pedir (ou levar) bebidas sem álcool ou até mesmo aproveitar para conhecer os parques de Praga – já falei sobre eles aqui e quem sabe até fazer um piquenique no parque, outra atividade bem comum no verão.

Pedalinhos no rio Moldava

O rio Moldava (Vltava, em tcheco) fica cheio de pessoas que alugam os pedalinhos durante o dia, é uma ótima opção de passeio. Você pode alugar os pedalinhos por hora e aproveitar para ver Praga de um jeito bem diferente, passando por lugares bem emblemáticos e turísticos da cidade, como o Teatro Nacional, as ilhas do rio e por algumas pontes.

Festivais de música ao ar livre 

Shows, concertos e vários espetáculos culturais acontecem ao ar livre em Praga durante o verão, uma das vantagens de estar numa cidade tão rica culturalmente. Normalmente são eventos com artistas locais e muitas vezes até gratuitos. As datas e detalhes de cada um podem ser encontrados em cartazes que são espalhados pela cidade (na maioria das vezes eles estão escritos em tcheco e também em inglês).

Passear em Náplavka no fim do dia

Náplavka é um calçadão que fica ao lado do rio. Durante o verão, o local fica cheio de pessoas passeando, descansando ou andando de bicicleta. Também há muitos bares a céu aberto, assim como os bares que ficam nos barcos. É um bom lugar para caminhar, descansar, beber alguma coisa, ouvir música ao vivo e aproveitar os dias e noites de calor do verão tcheco.

Conheça a “praia” de Praga

A República Tcheca fica localizada bem longe do mar, mas isso não quer dizer que você não vai ter a chance de ir à praia quando estiver em Praga. Há uma “praia” improvisada na cidade, chamada de Zlute Lazne. É um local muito curioso, montado a cada ano na beira do rio Moldava. Lá você encontra cadeiras de praia, bares, bebidas feitas com frutas tropicais, parquinho para as crianças, pessoas jogando vôlei de praia, nadando e até areia de verdade! Tudo pensado e construído para deixar o verão em Praga com mais cara de verão. Pode ser uma ideia um pouco estranha para quem vem de fora, mas os tchecos adoram essa “praia” e aproveitam bastante!

Esse texto foi originalmente publicado no blog Brasileiras pelo Mundo.

Anúncios

2 comentários sobre “Como aproveitar o verão em Praga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s