Atividades para o inverno em Praga

O frio na República Tcheca dura por muitos meses a cada ano. Aliás, faz frio na maior parte do ano por aqui e por isso é muito importante encontrar atividades para ocupar o tempo livre nesses meses e evitar a SAD (Seasonal affective disorder, conhecida em português como “transtorno afetivo sazonal” ou simplesmente, a depressão de inverno), uma depressão muito comum na Europa inteira e sobre a qual já falamos aqui no Brasileiras pelo Mundo.

Felizmente, o país, no geral, está muito bem preparado para isso e há diversas opções de atividades para essa época do ano. Para quem tem planos de visitar a República Tcheca no inverno, não precisa ficar desanimado com as baixas temperaturas ou com a falta de luz do dia.

No post de hoje, eu vou falar sobre algumas delas – escolhi as que eu considero boas para quem mora aqui e também para quem vem visitar, ou seja, são acessíveis para todo mundo.

Praga no inverno - uma paisagem bem diferente das outras estações do ano. (Foto: arquivo pessoal)
Praga no inverno – uma paisagem bem diferente das outras estações do ano. (Foto: arquivo pessoal)

Passear por Praga com neve 

A vantagem de ter as quatro estações do ano bem definidas é que, em cada uma delas, a paisagem fica completamente diferente. Ver Praga no inverno e com neve é realmente algo muito especial, pois as vistas da cidade ficam muito especiais. É verdade que há poucas horas de luz durante o dia, mas já é o suficiente para passear pelos principais pontos turísticos da cidade. Para quando escurece, eu recomendo as próximas duas atividades desta lista.

Visitar os museus e as bibliotecas de Praga 

Há dezenas de museus em Praga (e em toda a República Tcheca) que merecem ser visitados e os meses de frio são ideais para isso. Desde o próprio Castelo de Praga e suas exposições permanentes e temporárias, o Museu Nacional Técnico,  ao Museu de Franz Kafka, exposições do pintor tcheco Alfons Mucha… há opções para todos os gostos entre eles. Além disso, há também as bibliotecas de Praga, sobre as quais eu já falei aqui no Brasileiras pelo Mundo e que estão abertas durante o inverno.

Teatros, óperas e concertos 

O cenário cultural em Praga é muito rico e intenso. Conhecida por muita gente como a capital da música, aqui, concertos, óperas, shows, teatros e apresentações acontecem o tempo todo e em vários lugares da cidade; uma das principais atrações é a Filarmônica Tcheca, que sempre faz apresentações por temporadas. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essas atividades culturais são bem acessíveis de preço, os ingressos de todas as atrações, no geral, possuem preços diferentes dependendo do assento escolhido e também há a possibilidade de desconto para os estudantes. Grande parte das óperas e concertos acontecem no Rudolfinum e na Casa Municipal de Praga (Obecní dům). As peças de teatro normalmente são em tcheco, mas eventualmente há teatros que oferecem algumas peças em língua inglesa ou com legendas em inglês.

Praticar esportes na neve  

Os tchecos são verdadeiros amantes de atividades ao ar livre, e isso em qualquer época do ano. Os parques estão sempre cheios de pessoas caminhando, praticando esportes, os castelos também estão cheios de famílias e visitantes nos meses de verão, quando estão abertos para a visitação. No inverno não poderia ser diferente: é o momento perfeito para esquiar, patinar no gelo, caminhar na neve. As montanhas de Ještěd, Krkonoše (e o ponto mais alto, Sněžka), Jizerské hory, Šumava, Krušné hory são algumas das mais populares entre os tchecos para praticar esportes de inverno na República Tcheca. Ah, e há uma boa notícia para quem gosta de esquiar: aqui, os resorts de esqui custam bem menos em comparação a outros lugares na Europa e muitos deles estão localizados perto de Praga. As pistas de patinação no gelo são normalmente montadas em parques e clubes de Praga e também são bem acessíveis de preços.

Visitar os mercados de Natal 

A tradição dos mercados de Natal é bem forte por aqui, assim como em muitos outros países da Europa. No mês de dezembro, esses mercados já começam a aparecer por toda a República Tcheca, praticamente todas as cidades têm um e em Praga há vários. Eu já escrevi um pouco sobre estes mercados no texto sobre as tradições de Natal na República Tcheca, para quem quiser ter mais informações sobre o assunto. Eles são uma ótima opção de passeio no frio, pois é possível provar diversas comidas e bebidas típicas de inverno, comprar enfeites de Natal (para quem gosta) e até acompanhar algumas apresentações de música e dança que acontecem, algo bem comuns aqui. Estes mercados não ficam abertos durante todo o período de frio, mas podem ser visitados por quem está em Praga no mês de dezembro e eles costumam fechar na primeira semana de janeiro. Na Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí), acontece o principal mercado de Natal de Praga (Vánoční trhy na Staroměstském náměstí) e no dia da sua abertura, há um evento para a acender as luzes da árvore de Natal principal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s