Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary

Em um mês começa a 50ª edição do Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, na República Tcheca. Mais uma vez, este festival que é considerado o mais importante festival de cinema da Europa central e Europa do leste, vai apresentar aproximadamente 200 filmes de diversas categorias e nacionalidades. O programa oficial ainda não foi publicado – sua publicação está programada para as próximas semanas. Enquanto isso, vamos conhecer um pouco mais sobre a história do festival, do cinema tcheco e é claro, de Karlovy Vary.

O FESTIVAL

Apesar de ser um dos festivais de cinema mais antigos e conhecidos da Europa, o Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary operou durante 40 anos sob o regime socialista da antiga Tchecoeslováquia, e somente a partir de 1994 que ele voltou a despertar o interesse do público e da indústria do cinema. Desde então, o Festival tornou-se cada vez mais popular e a cada ano aumenta o número de visitantes.

Entre as competições de filmes, uma das mais destacadas é a “East of the West”, para os filmes da Europa do leste e central, países balcãs, Grécia, Turquia e os países da antiga União Soviética; já que o festival busca promover a indústria cinematográfica destes países

Cada ano, o festival possui um tema diferente, sendo o deste ano “Starring: YOU”, como uma comemoração pela 50ª edição. Muitos dos filmes que são apresentados durante o festival, chegam ao cinema (e muitos cinemas daqui possuem uma sala especial somente para os filmes apresentados nos festivais).

O CINEMA TCHECO

Talvez não seja muito conhecido mundo afora, mas a verdade é que a República Tcheca produz muitos filmes anualmente. A história do cinema tcheco começa durante a época do Império Austro – Húngaro, mas foi mesmo durante a década de 60 que a indústria mais se destacou com suas produções – até o ano de 1968, quando terminaram as produções devido a invasão soviética no país.

Após o termino do regime comunista, o cinema tcheco sofreu dificuldades para retomar as suas produções: nesta época, já haviam muitos filmes estrangeiros de qualidade e uma situação mais estável lá fora do que aqui. Além disso, não era fácil financiar as produções, e infelizmente continua não sendo até os dias de hoje.

Cena do filme "Czech Made Man", de 2011
Cena do filme “Czech Made Man”, de 2011 (Foto: Google Imagens)


KARLOVY VARY

Localizada no oeste da República Tcheca, Karlovy Vary fica a aproximadamente 120 km de Praga e é a cidade mais famosa de banhos termais do país, que prometem tratar diversas doenças em quem se banha ou bebe suas águas. Desde 1947, Karlovy Vary recebe o Festival Internacional de Cinema, mas além deste grande evento anual, vale a pena saber que lá também é onde produzem a Becherovka (um licor tcheco feito a base de ervas) e boa parte dos produtos de cristal tcheco.

 

Página oficial do Festival: http://www.kviff.com/en/homepage

Edição de 2015: 03 – 11 de julho

Anúncios

4 comentários sobre “Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary

  1. Impossível ler “Karlovy Vary” e não lembrar daquele filme “As Férias da Minha Vida” com a Queen Latifah hahaha, amo esse filme de paixão, nunca canso de ver, e por causa dele que fui pesquisar sobre essa cidade e acabei descobrindo um monte de coisa bacana, inclusive esse Festival! Ah que vontade de conhecer a República Tcheca… Vontade que não passa!

    Curtido por 1 pessoa

  2. A Rep. Tcheca surge em vários filmes e sempre com belas imagens, q nos dá vontade de conhecê-la da próxima vez.
    Eu gosto muito de assistir a filmes fora do circuito americano. Os q tem me impressionado pela positiva e pela dose de surpresa são os iranianos.
    [ ] abraços do Miau do Leão

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s