Viagens de verdade e lugares reais

Já faz algum tempo que eu uso as redes sociais para auxiliar no planejamento das minhas viagens. Por mais que elas ajudem bastante e muitas vezes me oferecem informações novas e mais atualizadas do que alguns guias de viagens, livros ou revistas; a verdade é que eu venho reparado em algo que me deixa um pouco intrigada: a quantidade de lugares falsos que são divulgados por aí.

Eis que um dia, olhando fotos no Pinterest, lendo alguns blogs de viagens e rolando o feed do Instagram, me deparei com 3 “lugares” que apareceram com uma certa frequência e que, nos posts que eu li, estavam sendo divulgados como lugares que são reais, lugares de verdade. A primeira foto dizia que era da Irlanda, a segunda, Suécia e a terceira, Portugal.

3 fake places
Imagens do Pinterest.

Então vi dicas de como chegar, textos sobre a história dos lugares, como visitar e tudo mais. Por mais que eu quisesse que esses lugares fossem reais, é óbvio que estas fotos (e muitas outras) são montagens e estes lugares não existem. O maior problema, na minha opinião, não é que algumas pessoas se ocupem de fazer este tipo de montagens, mas que elas divulguem isso como se os lugares fossem reais – deixando muita gente sonhando em conhecer um lugar assim.

Castle-Rock-Island-Dublin
A primeira foto é falsa (tirada do Pinterest), a segunda é verdadeira (arquivo pessoal, eu estive neste castelo).

A primeira foto (a que eu mais vi por aí e a que mais recebi perguntas sobre se já estive lá), nada mais é do que a combinação de uma praia bem famosa da Tailândia (Khao Phing Kan) e Castelo de Lichtenstein, na Alemanha (a segunda foto é a do castelo de verdade).

Qual o problema com os lugares reais? Será que uma praia da Tailândia ou um castelo medieval na Alemanha não são bons o suficiente para fazer uma viagem valer a pena? Será que uma viagem só é inesquecível se os lugares forem de outro mundo (nesse caso, do mundo da fantasia)?

O mundo está cheio de lugares tão incríveis que nem parecem de verdade, mas são e estão aí para quem quiser e puder ver. Sem filtros, sem photoshop, sem montagens e sem a pretensão de parecerem algo que não são. Quer ver alguns exemplos disso? Então dá uma olhada nestes lugares de verdade, sem filtros nem Photoshop:

 

IMG_3113
O lago de Bled, na Eslovênia, tem uma igreja no meio e é um lugar mágico. A foto é de 2011.
IMAG0141
O campanário submerso no Lago de Resia, na Itália, nem parece de verdade. No inverno, o lago fica compltamente congelado. Estive lá em Janeiro de 2018.
A sala de teologia da Biblioteca do Convento de Strahov, em Praga, parece um cenário de filme mas é super real e aberta ao público! A foto é de 2015.

Aqui tem um post completo sobre as bibliotecas de Praga: clique aqui.

IMG_7193
O vilarejo de Manarola, na Itália. As cores das casas ficam ainda mais fortes com o sol. A foto é de março de 2017.
IMG_6824
O castelo de Predjama nas Eslovênia, é parcialmente contruído dentro de uma caverna. A foto é de 2013.

Com todas as possibilidades de lugares que podemos conhecer na vida real, realmente não há motivos para criar ilusões com lugares (e situações) que não existem. Que tal aproveitar os lugares de verdade, sem pretensões de que uma viagem seja “perfeita”? A experiência de conhecer lugares reais que sonhamos às vezes parece até bom demais para ser verdade, mas no fundo só é bom porque é de verdade e até superam as nossas altas expectativas.

ps. nada contra quem faz ou gosta destas montagens, mas que tal parar de divulgar como se fossem imagens de lugares reais? 😉

Anúncios

8 comentários sobre “Viagens de verdade e lugares reais

  1. No fundo, as vezes imagino algumas pessoas fazendo essas montagens por diversão e outras usando elas para divulgação. Informação errada muitas vezes é compartilhada como certa e acaba confundindo pessoas. Fui, em 2016, para o castelo de Linderhof na Alemanha imaginando que ele fosse enorme e pomposo, mas me assustei vendo o quão pequeno ele era. Photoshop engana muito também.
    Ótimo post e ótima reflexão!
    Adorei 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s